O que é a Gripe H1N1, sintomas, prevenção e transmissão

Fique atento sobre a gripe.

            Sintomas e Prevenção da H1N1

    A Gripe H1N1 mais conhecida como gripe suína, é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

   Desde do dia 23 de abril todos os postos de saúde do País realizam a Campanha Nacional da Gripe. Estratégia já usada há anos pelo Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe no Brasil principalmente na temporada de outono e inverno, estações que número de atingidos pela doença é maior. Além da gripe comum o Ministério da Saúde faz um alerta principalmente sobre a gripe H1N1. Em Suzanápolis nenhum caso foi registrado até o momento.

  Em entrevista ao aluno Anderson Dias do 5° semestre de Comunicação Social – Jornalismo, o Enfermeiro Adler Oliveira Clínicas Integradas das FIFE/FEF (Faculdades Integradas de Fernandópolis) ressaltou a importância da vacina e da prevenção contra a gripe.

 O que é a gripe H1N1 e como ela é contraída?

Adler: A gripe é conhecida como gripe suína, na realidade a principio parece uma gripe normal, mas ela tem diferenças e sintomas, ela é mais complexa e mais perigosa para as pessoas, a forma de contrair a gripe é ter contato com pessoas que já estejam contaminadas ou por ambientes contaminados ou pelo próprio ar.

Quais são os sintomas e como prevenir?

Adler: Dor no corpo, febre, náusea e principalmente dores musculares. A questão da prevenção é evitar ficar em ambientes aglomerados e sempre higienizar as mãos.

 Como funciona o tratamento?

Adler: o tratamento é como da outra gripe, muito repouso, hidratação e o medicamento que será usado para o tipo de gripe como o antiviral, antitérmico.

 Qual é a diferença entre o H1N1 e os outros vírus da gripe?

Adler: É o tipo de vírus que transmiti a gripe.

Terceiro Olhar: Porque o surto voltou esse ano?

Adler: Na realidade o surto nunca terminou as pessoas simplesmente pararam de falar sobre o caso. A vacinação ajuda bastante diminuir o números de casos, e depende na época ou seja no começo de Abril aonde a maioria dos casos começam a acontecer as vezes as pessoas não tenham se vacinado ou freqüentado ambientes contaminados.

 

Compartilhar

Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comenário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...