O que é a Gripe H1N1, sintomas, prevenção e transmissão

Fique atento sobre a gripe.

Sintomas e Prevenção da H1N1

A Gripe H1N1 mais conhecida como gripe suína, é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

Desde do dia 23 de abril todos os postos de saúde do País realizam a Campanha Nacional da Gripe. Estratégia já usada há anos pelo Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe no Brasil principalmente na temporada de outono e inverno, estações que número de atingidos pela doença é maior. Além da gripe comum o Ministério da Saúde faz um alerta principalmente sobre a gripe H1N1. Em Suzanápolis nenhum caso foi registrado até o momento.

Em entrevista ao aluno Anderson Dias do 5° semestre de Comunicação Social – Jornalismo, o Enfermeiro Adler Oliveira Clínicas Integradas das FIFE/FEF (Faculdades Integradas de Fernandópolis) ressaltou a importância da vacina e da prevenção contra a gripe.

O que é a gripe H1N1 e como ela é contraída?

Adler: A gripe é conhecida como gripe suína, na realidade a principio parece uma gripe normal, mas ela tem diferenças e sintomas, ela é mais complexa e mais perigosa para as pessoas, a forma de contrair a gripe é ter contato com pessoas que já estejam contaminadas ou por ambientes contaminados ou pelo próprio ar.

Quais são os sintomas e como prevenir?

Adler: Dor no corpo, febre, náusea e principalmente dores musculares. A questão da prevenção é evitar ficar em ambientes aglomerados e sempre higienizar as mãos.

Como funciona o tratamento?

Adler: o tratamento é como da outra gripe, muito repouso, hidratação e o medicamento que será usado para o tipo de gripe como o antiviral, antitérmico.

Qual é a diferença entre o H1N1 e os outros vírus da gripe?

Adler: É o tipo de vírus que transmiti a gripe.

Terceiro Olhar: Porque o surto voltou esse ano?

Adler: Na realidade o surto nunca terminou as pessoas simplesmente pararam de falar sobre o caso. A vacinação ajuda bastante diminuir o números de casos, e depende na época ou seja no começo de Abril aonde a maioria dos casos começam a acontecer as vezes as pessoas não tenham se vacinado ou freqüentado ambientes contaminados.