Município de Suzanápolis renova convênio com o Hospital do Amor para realização de exames de Prevenção do Câncer de Colo Uterino

O prefeito Valter Crusca juntamente com a Secretária de Saúde Silvia Helena Nunes e a enfermeira responsável pelo programa de Prevenção Tanali Sossolote compareceram ao Hospital do Amor em Barretos na última segunda-feira (25). Para a renovação da parceria do programa de prevenção do colo uterino.
   “O Nosso município de Suzanápolis foi um dos primeiros a estar renovando o contrato com o hospital, com isso nossas mulheres suzanapolenses estão asseguradas na realização de exames do colo uterino, disse o prefeito Valter.
    O convênio foi renovado com o hospital para a realização de exames preventivos "Papanicolaou" que detecta alterações celulares no colo do útero e assim evitar o câncer de colo uterino. O exame deve ser realizado assim que a mulher inicia sua vida sexual até completar 69 anos.
     ENTENDA
    O colo do útero é a porção inferior do útero onde se encontra a abertura do órgão, localizando-se no fundo da vagina. O colo do útero separa os órgãos internos e externos da genitália feminina estando mais exposto ao risco de doenças e alterações relacionadas ao ato sexual.
As células que compõem o colo uterino podem sofrer agressões responsáveis por desencadear diversas alterações que a longo prazo podem produzir o câncer do colo do útero. O principal fator agressor relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). A transmissão do HPV se dá principalmente pela via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum nos dias atuais.
    De uma forma geral, são necessários vários anos entre a infecção inicial pelo HPV e o desenvolvimento do câncer sendo que apenas uma pequena parcela das mulheres portadoras do vírus irá desenvolver o câncer do colo do útero.
    A infecção pelo HPV poderá causar alterações no colo do útero (conhecidas como lesões precursoras ou NIC de alto grau) que precedem o surgimento do câncer propriamente dito e só podem ser identificadas através da realização periódica do exame preventivo (Papanicolaou).