Projeto Musica na escola apresenta o canto coral na inauguração da decoração natalina em Suzanápolis.

A educação é uma das bases mais importantes quando falamos em transformar a vida de crianças e adolescentes e jovens, desenvolvendo condições para que eles consigam um futuro melhor e com muito mais oportunidades. Com intuito de promover a socialização, a educação cultural das crianças do Município, a Prefeitura Municipal de Suzanápolis por meio do Departamento Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Musical Harmonia criou em 2017 o projeto Musica na Escola. Com a proposta de resgatar a cultura perdida do Município, O projeto de musicalização tem como objetivo oferecer gratuitamente aos alunos da rede municipal de ensino de Suzanápolis ,uma programação formativa cultural e artística na área da música, a fim de contribuir com a formação integral e emancipatória das crianças e adolescentes. São oferecidas aulas gratuitas no total de 142 vagas, são oferecidos instrumentos de cordas dedilhadas (viola e violão), metais (trompete, trombone, eufônio e tuba), percussão e canto coral tudo de graça com professores capacitados no intuito de oferecer musica instrumental de boa qualidade.

Estudos comprovam que a música faz bem para o corpo e também para a mente. Prova disso é a mudança que o projeto provocou nos alunos, O projeto Música na escola conquistou o coração de muitas crianças e adolescentes. A transformação na vida dos alunos é retratada diariamente por professores e coordenadores que fazem parte do projeto, além dos pais e responsáveis pelas crianças. Um toque de musica mudou a vida e, por isso, pretende contribuir para o cotidiano de muita gente na cidade, principalmente, àqueles que precisam de mais atenção. Cerca de 120 crianças participam do projeto que nasceu com o sonho de transformar a vida através da arte e da cultura.

Tamires Teixeira,30 anos, uma das responsáveis por levar a educação cultural aos alunos, relata o quanto o projeto é responsável por levar a alegria e a importância que isso representa, ela diz que o projeto é peça fundamental no rendimento escolar e comportamental no âmbito com a família.Um levantamento feito pela assessoria de Comunicação e imprensa constatou que a criação do projeto e aulas ministradas musicalmente fizeram o rendimento escolar dos alunos da rede municipal de ensino melhorar , isso é um salto importante na educação do Município.

Tamires nos conta que o projeto foi um divisor de águas em sua vida, “ A cada dia que passa gosto mais de musica, algo que mexe comigo desde de criança. Buscamos vários alunos que estavam desmotivados, fomos em busca de ajudar a transformar com a educação cultural, conversamos com os pais que nos ajuda a motivar os nossos alunos.”

As crianças também nos conta sobre a transformação que o projeto musical causou em suas vidas, segundo uma pequena sonhadora o projeto fez descobrir um grande talento, o de cantar. “Não me vejo sem o musica na escola, mudou muita coisa na minha vida, é minha alegria, antes não tinha graça, hoje vejo que posso adquirir muitos conhecimentos e realizar o meu sonho que é ser cantora. Relata uma das jovens do projeto que faz parte de algumas crianças com situação de vulnerabilidade no município.

Todo o cidadão tem a responsabilidade em mãos de semear entre as pedras, entre os concretos e destroços uma flor do amanhã chamada futuro, e o projeto Musica na escola nos fez ver isso, pois não somos apenas herdeiros desse futuro, mas também construtores, seja no dedilhar de um instrumento, no ecoar da voz no canto, nas expressões corporais, nos cordéis declamados, nos batuques percussivos, nos mais finos sons das cordas, na delicadeza da música e na sensibilidade de nossas crianças, somos então os detentores do poder da transformação. Temos uma grande responsabilidade enquanto educadores de, através da arte, armar os pequenos grandes artistas com as armaduras do amor, da percepção da vida, da construção de uma nova sociedade mais poética e sensível. Trocando pedras por acordes, armas por melodias, agressão por expressão corporal, gritos por canto, socos por batuques, guerras por música, trocando ódio por amor, tudo isso através das nossas mãos e do conhecimento passado aos nossos pequenos aprendiz. Essa escolha, começa com uma simples e pequena palavra chamada AMOR. Amor uns pelos outros, amor à arte, amor à musica, amor à cidade, amor ao nosso trabalho, amor ao próximo, amor ao futuro, mais acima de tudo, AMOR aos nossos herdeiros do futuro que, através dos nossos exemplos, serão os responsáveis em repassar esse amor e transformar essa selva em uma sociedade mais sensível, em um mundo mais simples de se viver através da musica. Relata a Dirigente de Educação e Cultura Ednéia Silva.

O Projeto é um divisor de águas na minha vida, acreditaram no meu potencial . Esse projeto realmente transforma vidas através da educação musical de qualidade. Eu tenho o maior prazer de fazer desta grande equipe, relata um adolescente que faz parte do projeto.

Não juntamos apenas vozes, juntamos sonhos, juntamos sentimentos, somamos amor ao amanhã, palavras de um dos professores do projeto.

Com o talento nato dos alunos, que se dedicam em um futuro melhor, a prefeitura municipal de Suzanápolis tem o orgulho de valorizar a educação e a cultura de qualidade. O projeto música na escola se apresenta nesta sexta- feira a partir das oito da noite com um lindo coral na praça central na inauguração da decoração natalina de nossa cidade e você é o nosso convidado especial.