Fique por dentro das notícias de Suzanápolis, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 16/08/2018 - VEM AI O TRADICIONAL PASSEIO CICLÍSTICO DIA 15 DE SETEMBRO INSCRIÇÕES NA PREFEITURA MUNICIPAL.

         A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, por meio da Secretaria de Esportes e lazer, com apoio do comercio local realiza um grande passeio ciclístico no próximo dia 15 de setembro. A concentração está prevista para as 8:00 horas da manhã na Praça da Matriz, com a saída programada para as 8h30. O Passeio Ciclístico deve reunir ciclistas da cidade e da região, passando por diversos pontos da cidade. 
        É a segunda edição do evento que conta com sorteio de bicicletas e brindes para os participantes, interessados em participar do evento devem procurar o departamento de Esporte e Lazer para se inscrever. 
    Este ano uma novidade para os ciclistas que vão participar do passeio será feita uma camiseta simbólica do evento que é de suma importância para classificar nosso município como MIT- Município de Interesse Turístico, interessados devem procurar a prefeitura municipal até o dia 31 de Agosto para a confecção da camiseta. 
        O evento que é tradicional em Suzanápolis incentiva o esporte e atividade física levando a população a ter uma vida mais saudável é longe do sedentarismo. 
    A cidade avança cuidando de você.

  • 14/08/2018 - JUNTA MILITAR DE SUZANÁPOLIS E REGIÃO ENTREGA CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO.

    JUNTA MILITAR de suzanápolis e região ENTREGA CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO.

     

       A Junta de Serviço Militar de Suzanápolis juntamente com os municípios de Aparecida D’Oeste e Nova Canaã Paulista realizou na última Sexta-Feira, 10 de Agosto, a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação, bem como, o Juramento e o Compromisso a Bandeira, a centenas de jovens do município e região.

        A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos do Município de Aparecida D’Oeste e contou com a presença de diversas autoridades como o Prefeito Municipal de Nova Canaã Paulista José Marcos Alves, da Vice-Prefeita, Divina Gimenes Viana e vereadores, do Prefeito de Aparecida D’Oeste Maercio Dias de Menezes, da Presidente da Câmara Municipal Cátia Luiza Fante, dos vereadores Cleiton Marin e José Bomfim, além do Vereador de Suzanápolis e representante do prefeito Valter no evento, Evandro do Nascimento Ferreira, os Secretários Municipal da Junta Militar Cidimara Pereira, Edivaldo e Patrícia e a presidente do Conselho do Tutelar de Aparecida D’Oeste também estiveram na solenidade que contou ainda com a presença do 1º Tenente e Delegado de Serviço Militar, Éder Ribeiro Borba.

       O ato de solidariedade também marcou o evento os jovens dispensados do alistamento militar e convidados fizeram a doação de leite para o hospital de Câncer conhecido como hospital do Amor.

       O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é um documento de suma importância para todo cidadão. Sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos a exemplo do Titulo de Eleitor.

       Durante o evento, foi destacado que mesmo dispensados de suas obrigações militares, os jovens possuem grande responsabilidade perante a Pátria como cidadãos brasileiros, porque cada um representa o futuro da nação.

       Finalizando o ato cívico, o mestre de cerimônia proferiu o encerramento do evento e em seguida foi feita a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação aos jovens alistados. Administração municipal serviu um delicioso café da manhã aos jovens antes da entrega dos certificados de dispensa e parabeniza todos os jovens que tiveram o compromisso com a pátria amada.

     

     

     

  • 03/08/2018 - PREFEITURA MUNICIPAL SUBSTITUI SISTEMA DE BOMBEAMENTO DE BAIRROS DE SUZANÁPOLIS.

        COM TROCA DO SISTEMA DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA, PREFEITURA VAI SUPRIR A FALTA DE ÁGUA EM BAIRROS DE SUZANÁPOLIS, A CONSCIENTIZAÇÃO DO NOSSO BEM MAIOR TAMBÉM É NECESSÁRIO. CONFIRA NA REPORTAGEM ABAIXO.

        A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, por meio do departamento de obras vai começar em breve um novo investimento, a substituição do sistema de bombeamento de água que abastece os bairros Jardim Campo Verde, Jardim Santa Isabel, Jardim Monte Vistoso e Nova Esperança. Com intuito de suprir à deficiência do posto e aumentar à produção de água no local a administração municipal vai investir mais de R$ 50.000,00 (cinqüenta Mil Reais) na obra que deve começar em breve.

        Os bairros citados na reportagem a um bom tempo sofrem com a pouca demanda de água no local, o sistema de bombeamento de água abastece cerca de 90% dos bairros, com a troca dos equipamentos o fornecimento de água na localidade vai melhorar, sendo assim suprir uma demanda maior da população que vive nos bairros.

        O prefeito Valter Crusca Lourenço destaca “Vamos resolver esta substituição do sistema de bombeamento, a falta de água que ocorre naquela localidade, é uma reclamação antiga dos moradores, estou muito feliz por mais essa realização em nosso município”. Afirma o prefeito em entrevista.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa orienta a população sobre a crise hídrica que vive o planeta terra, O desperdício de água é um dos principais problemas relacionados com a disponibilidade e utilização dos recursos hídricos na atualidade. Administração Municipal estará fazendo melhorias para suprir a falta de água, mais a conscientização da população é de suma importância.

       As formas mais comuns e citadas de desperdício de água são conhecidas por todos: a torneira mal fechada, o banho demasiadamente demorado, a mangueira ligada sem uso, a lavagem de calçadas, os excessos na limpeza dos carros, entre outros fatores que contribuem com o desperdício.

       Os impactos do desperdício da água são graves e traduzem-se na redução do abastecimento de água para a população, na menor disponibilidade de água nas reservas hídricas e na ocorrência de verdadeiras crises hídricas em tempos de seca. Por causa disso, é importante que todos façam a sua parte, desde o cidadão em sua casa, passando pelo governo, até as diferentes práticas da economia. Entre outras práticas. Todos juntos se conscientizando, portanto usando água corretamente.

    A cidade avança, cuidando de você.

  • 03/08/2018 - PREFEITURA ADQUIRE NOVO VEÍCULO PARA A SAÚDE, CARRO SERÁ PARA A EQUIPE DO ESF- ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.

    PREFEITURA ADQUIRE NOVO VEÍCULO PARA A SAÚDE, CARRO SERÁ PARA A EQUIPE DO ESF- ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.

          A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde acaba de adquirir com recursos federais vinculados a saúde um novo veiculo para a equipe do ESF- Estratégia Saúde da Família.

          O veiculo será utilizado na  melhoria de serviços realizados pela equipe de estratégia e vai facilitar o deslocamento das equipes de saúde que atendem os moradores na zona rural e urbana, dando mais rapidez e conforto aos funcionários.

       A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco, além de promover a prevenção em toda faixa etária como recém nascido, idosos, doentes crônicos, gestantes entre outros. Com atenção integral e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a enfermeira Padrão da Unidade básica de Saúde Tanali Sossolote “Nossa equipe é bastante diferenciada temos médicos, enfermeiras, técnicos agentes, equipe multi como o nasf que contribuem para a saúde do Municipio.

       O prefeito Valter Crusca Lourenço foi buscar pessoalmente o carro e destaca que “Estou muito feliz por essa nova conquista ao nosso município, a iniciativa vem para atender às necessidades do município, oferecer mais segurança para o transporte na área da saúde e melhorias no atendimento à população”.

      A Secretaria da Saúde Silvia Elena Vieira Nunes destaca que “Que esse novo veículo será para a melhoria do trabalho da equipe Estratégia Saúde da Família. Estou muito feliz por essa conquista, os agentes comunitários, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem entre outros profissionais da saúde poderão fazer suas visitas na zona rural e urbana. Desde quando assumi a secretaria venho lutando para um carro exclusivo para o ESF, hoje se torna realidade”. Disse a Secretaria Da Saúde ao receber a chaves do carro da mão do Prefeito Valter.

     

     
  • 31/07/2018 - PREFEITURA INSTALA AR- CONDICIONADO EM SALAS DE AULA DA EMEF ANÉSIO PEREIRA DE SOUZA

    O departamento Municipal de Educação e Cultura de Suzanápolis comunica que as aulas da rede municipal de ensino, logo após o período de férias escolares retornam suas atividades nesta quarta-feira (01) de Agosto, apenas a Escola Emei Quindim que retornará suas aulas no dia (6) de Agosto, segundo a Dirigente Municipal de Educação e Cultura Ednéia Silva a escola passa por reforma para a comodidade dos alunos e funcionários. “Estamos trabalhando com muito carinho a reforma da Escola Emei Quindim, um novo visual trará mais alegria aos alunos”.

        A novidade do retorno das aulas para os alunos será a climatização das salas de aula da EMEF Anésio Pereira de Souza. O forte calor, tempo seco e as sensações térmicas são situações que dificultam a vida dos alunos, portanto esses fatores fizeram a administração municipal climatizar as salas de aula da escola Anésio.

    “Estou muito feliz com os aparelhos instalados a condição de aprendizado das crianças e dos professores aumenta muito além do conforto proporcionado”, completa o prefeito Valter.

  • 30/07/2018 - EVITE QUEIMADAS NESTA ÉPOCA DO ANO, APRENDA COMO EVITAR.

    PEQUENOS FOCOS DE INCÊNDIO SÃO REGISTRADOS EM SUZANÁPOLIS.

        Neste domingo (29) alguns focos de incêndio foram registrados no município de Suzanápolis, administração municipal usou o caminhão pipa para conter as chamas de um local próximo ao campo de futebol, que pegou fogo. Corpo de bombeiros de Pereira Barreto também foi chamado para conter outro ponto de incêndio no Município, todos os pontos de queimada foram controlados. Ninguém ficou ferido. Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre o que teria causado as chamas. 

        Com esse tempo seco e sem chuva a ocorrência de queimadas em vegetações pode se tornar freqüente, portanto alguns cuidados devem ser tomados entre eles evitar jogar bitas de cigarro em locais onde haja vegetação, latas de metal e garrafas de vidro também não podem ser jogadas em qualquer local, pois elas esquentam com muita facilidade e acabam causando queimadas. Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas. Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação ou a faça bem perto do rio. Os balões também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las. Administração Municipal também orienta que a população não coloque fogo em lixos em terrenos baldios.     A queimada de lixo em área urbana é crime, emite poluição na forma de fumaça causa problemas respiratórios e risco de incêndio. Nos casos em que não seja possível evitar o surgimento do fogo, um combate especializado será necessário no local. Neste caso, aquele que presenciá-lo, deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo fone 193, permanecer calmo e identificar-se, informando o endereço correto e pelo menos um ponto de referência aguardando na linha até que todas as informações sejam registradas.

       Em junho um incêndio num canavial destruiu cerca de 80 hectares da lavoura próximo ao nosso município. As chamas foram combatidas pelo Corpo de Bombeiros de Pereira Barreto e pela brigada de incêndio de uma usina dando prejuízo aos proprietários. Então toda população deve ficar em alerta sobre os riscos de incêndio. Denuncie pelos 193- Bombeiros e 190- Policia Militar.

      O tempo continua seco nos próximos dias em Suzanápolis e na região, o calor extremo e baixa umidade relativa do ar continuam chegando a 20% a temperatura máxima chega aos 33°C hoje e amanhã a 31°C. A previsão de chuva para a região é esperada, pois não chove a mais de 100 dias na região. Por enquanto nada de chuva então fique alerta e ajude administração Municipal evitar as queimadas.

  • 27/07/2018 - Cidade Legal percorreu bairros para regularização de imóveis em Suzanápolis.

       HABITAÇÃO
    Cidade Legal percorreu bairros para regularização de imóveis em Suzanápolis. 
        A ação ocorreu nos dias 21 e 22 de Julho, no Jardim Ferreira, Vila Operaria e Nossa Senhora Aparecida. 
         Com o objetivo de promover o registro dos imóveis em nome dos moradores responsáveis de cada lote, a Prefeitura Municipal de Suzanápolis através do Programa Cidade legal, da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo, realizou a atualização do cadastro socioeconômico dos bairros Jardim Ferreira, Nossa Senhora Aparecida e Vila Operária.
        “Sem escritura, essas famílias não podem passar a casa para o nome dos filhos ou vender, mas o Cidade Legal permite superar todas essas etapas burocráticas. Assim, os moradores se tornam de fato os donos de suas casas”, afirmou o prefeito Valter que esteve nas ruas do Município .
    Importância
        A regularização fundiária garante acesso ao mercado formal de crédito, podendo até comercializar suas casas ou transferi-las para seus herdeiros, entre outros benefícios. O Programa Cidade Legal atua na regularização de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana, sem custo para os moradores.

  • 18/07/2018 - CAMPO DE MALHA GANHA REFORMA DEPOIS DE 5 ANOS FECHADO.

    CAMPO DE MALHA GANHA REFORMA DEPOIS DE 5 ANOS FECHADO.

        O Governo Municipal com o objetivo de proporcionar, tanto à comunidade suzanapolense, quanto aos amantes de maia, o esporte de tradição no município acaba de concluir a reforma do Campo de Maia que faz parte do pacote de medidas importantes que o governo vem fazendo no Município desde do início do mandato em 2017.  O Campo de Maia, situado na Avenida Primeiro de Maio volta a funcionar depois de 5 anos fechado , além de ser um pedido antigo da população para a reforma do local.

      O esporte é uma pratica antiga e principalmente praticada pela terceira idade em Suzanápolis. Com a reforma do local a população voltará a usar o espaço para as atividades esportivas. Os valores investidos na reforma podem ser vistos no portal da transparência do Município. O prefeito Valter Crusca agradece a todos os funcionários que se empenharam para a reforma do local. 

    Objetivo

    O jogador ou os jogadores da equipe e seus adversários lançam as malhas, procurando derrubar o pino da outra cabeceira e ou deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.

     

  • 13/07/2018 - FLORADA DAS PATAS DE VACA DÃO UM COLORIDO ESPECIAL AO INVERNO DE SUZANÁPOLIS.

    Florada das "Patas de Vaca" dão um colorido especial ao inverno de Suzanápolis.

     

        A florada das Patas de Vaca uma arvore bem brasileira esta dando um colorido a mais as ruas de Suzanápolis, Suas características encantam e quando florescem elas chamam bastante a atenção. Suas folhas são leves e delicadas. Mesmo sendo considerada de porte médio, ela pode chegar até 10 metros de altura. A população que passa pelas ruas da cidade vem sendo atraídos pela beleza que arvore tem. A Pata de Vaca faz parte de um projeto de arborização implantada em 2012 pela Prefeitura Municipal de Suzanápolis e vem dando resultado dando um charme a mais ao inverno.

         A pata-de-vaca é uma das árvores mais ramificadas que existem no sudeste do Brasil e até mesmo em outros países originários. Quando chega a metade do inverno, a pata de vaca floresce e permanece assim até a metade da primavera. Os especialistas em botânica e nessas características especiais explicam como surgiu o seu nome popular: “Suas folhas são simples, levemente coriáces, parecendo bipartidas, dando a semelhança de uma pisada de bovino, daí seu nome popular”.

                            Chá com a Pata de Vaca

           Vocês sabiam que dá para fazer chá com as belas folhas da árvore pata de vaca? Mesmo que a espécie seja meramente ornamental, sua folha tem ótimas propriedades medicinais. Com relação às suas características medicinais, as folhas da pata de vaca podem ser usada para ajudar no  controle de doenças como glicemia, enfermidades diuréticas e diabetes, podendo ser produzida na forma de chás:” A pata-de-vaca (Bauhinia forficata Hooke Gill) é utilizada para diversos fins de saúde.” explicam os especialistas.

         Toda população de Suzanápolis pode conferir a Pata de Vaca pelas ruas da cidade principalmente durante o dia, a beleza da arvore encanta com seus tons de rosa e branco nas ruas da cidade. Não deixe de conferir essa beleza natural de nossa cidade.

    Nome Técnico:  Bauhinia variegata L.
    Nomes Populares: Pata-de-vaca, casco de vaca, unha de vaca
    Família: Família Caesalpinoideae
    Origem: Originária da China e Índia, muito cultivada no Brasil, principalmente no sudeste do país.