Fique por dentro das notícias de Suzanápolis, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 17/01/2019 - O pedido para participação pode ser realizado até a próxima quarta-feira dia 23 de janeiro, no departamento de esportes, localizado na prefeitura municipal de Suzanápolis.

        O departamento de Esporte, lazer e turismo divulgou, nesta quinta-feira (17), a abertura das inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2019. O pedido para participação pode ser realizado até a próxima quarta-feira dia 23 de janeiro, no departamento de esportes, localizado na prefeitura municipal de Suzanápolis. 

         Cada time deverá eleger um representante para fazer a inscrição. Este representante fica responsável pelo ofício que será entregue no momento da inscrição, com as seguintes informações: RG, endereço, telefone, e nome da equipe.

         O evento esportivo que é tradicional no município e já revelou muitos talentos suzanapolenses no futsal,  acontece nos dias 04 a 08 de fevereiro no Ginásio de Esportes Everaldo Ferreira da Silva, toda população está convidada para prestigiar o evento que é organizado pelo departamento de esportes e tem o apoio da prefeitura municipal de Suzanápolis,comercio local e Câmara Municipal.

    Texto: Andy Petrowick Dias

    Foto: Arquivo

    Comunicação/Prefeitura de Suzanápolis. 

  • 15/01/2019 - VEM AI O CARNAVAL DA FAMÍLIA. SUZA FOLIA 2019.

    Com cinco noites e duas matinês, vem ai o melhor carnaval da região. Suza Folia 2019.

       A Prefeitura de Municipal de Suzanápolis confirmou nesta terça-feira a realização do tradicional Carnaval de Rua, que será realizado na Praça Salvador Ferreira, com cinco noites, e duas matines de 1º a cinco de março. Administração municipal vai promover um carnaval para a família suzanapolense e região com intuito de levar alegria aos foliões.

        A expectativa é que o evento seja animado por uma banda, ainda não definida. A programação completa deve ser anunciada até o início de fevereiro. Em breve mais informações com muitas novidades.

  • 14/01/2019 - ESTAS ESPÉCIES MORAM EM NOSSA REGIÃO. PROTEJA.

    ESTAS ESPÉCIES MORAM EM NOSSA REGIÃO. PROTEJA.

     Medidas de proteção aos animais silvestres que habitam áreas de influência de Suzanápolis e região, são essências tanto para a preservação ambiental quanto para a segurança dos usuários. Nos últimos anos centenas de animais foram mortos e atropelados em vicinais e avenidas de Suzanápolis, incluindo a Capivara, animal que aparece com freqüência no Município. Suzanápolis é cercado pelo Rio São José Dos Dourados e tem como afluente do rio o Córrego Jacutinga, lugar esse que habita vários animais silvestres.

         Respeitar o limite de velocidade e placas de sinalização existentes ao longo do trecho é muito importante para a preservação da fauna silvestre. Ao avistar um animal próximo à pista reduza a velocidade de forma prudente, é de extrema importância que os motoristas ao passarem não joguem lixo nos rios e nas estradas isso também contribui na proteção da fauna e flora. A destruição da flora provoca diversos danos ambientais.

         A prefeitura municipal de Suzanápolis tem o intuito de proteger a nossa fauna e instalou placas de sinalização pelas vicinais do município Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, estas placas advertem aos condutores da possibilidade de presença, adiante, de animais na pista. E o dever do motorista é reduzir a velocidade no trecho.

        Ao avistar algum animal na pista, algumas dicas podem ser seguidas. Não é indicado buzinar ou acender o farol alto, já que a reação do animal é imprevisível. O motorista também deve reduzir a velocidade e ultrapassá-lo pelas costas. Por fim, pode comunicar a policia ambiental pelo telefone 18 3704 – 1774.

    Confira algumas dicas importantes para evitar acidentes na pista.

                                  FATOS E DADOS:

    Ao diminuir a velocidade do veículo em 10 Km/h, o risco de atropelamento de animais cai entre 20% e 30%;

    A cada segundo, 15 animais silvestres são atropelados em estradas brasileiras;

    Grande parte dos atropelamentos de animais ocorre no período noturno, devido ao hábito da maioria das espécies;

    Com o farol alto, o motorista consegue avistar um animal a 450 metros. Com farol baixo, 150 metros.

    O asfalto dificulta a locomoção de espécies dotadas de unhas grandes, como tatus e tamanduás e capivara.

  • 11/01/2019 - SUZANÁPOLIS NA LUTA CONTRA DENGUE.

    SUZANÁPOLIS NA LUTA CONTRA DENGUE.

    No combate a dengue a prefeitura municipal de Suzanápolis por meio da secretaria de saúde vem intensificando nos últimos dias o combate ao Aedes no Município, estão sendo feitos orientações de prevenção a população, além de mutirões de limpeza, as equipes de saúde formada pelas agentes de saúde e vigilância sanitária estão percorrendo todos os bairros recolhendo criadouros de imóveis e terrenos vagos. Até o momento 15 casos da doença já foram registrados no município que tem uma população estimada de 3.500 habitantes.

    Nos próximos dias na luta contra o mosquito que transmite a dengue,zica,febre amarela e chikungunya, a prefeitura vai realizar a aplicação de fumacê contra o mosquito em parceria com a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemia) a primeira face acontece neste final de semana nas escolas de Suzanápolis e a segunda face da aplicação acontece na próxima terça-feira. A população deve lembrar-se que o inseticida mata apenas o alado, ou seja, mosquito adulto. As larvas permanecem vivas. Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

    A equipe de saúde do Município pede à população que no momento da passagem do carro com o fumacê, cubra os alimentos, frutas e potes de alimentação de animais, abra janelas, boxes de banheiros e portas, levante colchas das camas, não circule nas vias públicas ou permaneça nelas e não permita que crianças e animais corram nas vias públicas em meio à fumaça.

    Esses meses de verão são mais favoráveis ao surgimento do mosquito já que é estação chuvosa e do clima úmido e quente, confira algumas dicas de como combater a dengue.

    1: Não permita o acumulo de água em recipientes como baldes e vasilhas. Se o recipiente que contém água não

    puder ser esvaziado, lembre-se de cobri-lo quando não estiver em uso.

    2: Lembre-se de limpar potes de flores vazias e que não estão em uso. É aconselhável não manter

    qualquer recipiente com água estagnada em torno de casa, pois isto é um terreno fértil para os mosquitos.

    3: Aplicar repelentes de mosquito em todas as áreas expostas do corpo se você vive em áreas de risco,

    4: Certifique-se de suas portas e janela estão bem vedadas quando fechadas.

    5: Se alguém em casa está doente com dengue, mantê-lo em um ambiente seguro sem a possibilidade de contato com mosquitos.

    6: Dormir sempre sob uma tela protetora de mosquitos (especialmente importante para crianças pequenas, pois como eles dormem durante o dia, a chance de mordida de mosquito é alta).

    7: Se você usa algum aparelho de refrigeração que usa água, lembre-se de esvaziar e limpar a água regularmente, mesmo quando não estiver em uso.

    8: Sempre cobrir sua lata de lixo quando não estiver em uso.

    9: Um método natural para manter os mosquitos longe de casa é plantar manjericão sagrado (Ocimum tenuiflorum) perto de sua janela. A planta tem propriedades que não permitem a reprodução de mosquitos.

    10: Usar cânfora como um repelente também faz maravilhas. A cânfora é uma alternativa menos nociva aos repelentes comerciais e funcionam tão bem quanto os produtos comprados em supermercados.

     

     

  • 11/01/2019 - COMEÇA O PRAZO PARA O ALISTAMENTO DO SERVIÇO MILITAR 2019.

    COMEÇA O PRAZO PARA O ALISTAMENTO DO SERVIÇO MILITAR 2019.

       Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019, ou seja, os nascidos em 2001, devem se alistar no Serviço Militar obrigatório. As inscrições vão até 30 de junho e podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar no Paço Municipal de Suzanápolis conversar com Cidmara. .

       O Jovem que se alistar deve apresentar no ato de inscrição Xerox da Certidão de Nascimento, CPF, documento de identidade original e comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome. Além disso, é necessário ter email.

          O atendimento na junta militar de Suzanápolis para este fim é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h no Paço Municipal

    • Penalidades para quem não se alista – Quem não se alistar dentro do prazo, além de ter que pagar multa, vai estar em débito com o Serviço Militar e pode sofrer implicações, que vão desde a proibição de retirar o Título de Eleitor, ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, ter o CPF cancelado, receber prêmios em loterias, registrar o diploma de nível universitário até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas, entre outras sanções. Então não deixe de se alistar para não ter problemas futuros.

     

  • 08/01/2019 - PREFEITO VALTER CONQUISTA ÔNIBUS PARA FROTA ESCOLAR DE SUZANÁPOLIS.

     

    O prefeito Municipal de Suzanápolis Valter Crusca Lourenço conquistou na última semana, por meio do Deputado Federal Geninho Zuliane um novo ônibus de 40 lugares no valor de R$226.550,00. que fará parte da frota escolar, Geninho que na última eleição teve uma votação expressiva no Município.  Já se comprometeu junto ao  prefeito em  ser um deputado atuante em Suzanápolis, segundo Valter ao receber a noticia da aquisição do ônibus, Suzanápolis passa a ter ao seu lado um amigo que em poucos dias de mandato como deputado federal já está ajudando o município dando como presente de ano novo um ônibus para o transporte e sendo assim auxiliar na educação de crianças e adolescentes.

    O prefeito gravou um vídeo ao lado da Dirigente municipal de Educação e Cultura Ednéia Silva aonde agradeceu a conquista e deu as boas noticias a população, o vídeo pode ser conferido nas redes sociais da prefeitura, como facebook e instagram. Segundo Ednéia que responde pela pasta de Educação e Cultura essa nova conquista é satisfatório a todos e abre caminhos de esperança por uma educação melhor a cada dia, “Nosso município tem uma das melhores educação e cultura da região, exemplo está nos índices satisfatórios da nota do  IDEB,   e o projeto musica na escola, é claro Suzanápolis é um dos municípios da região que não cobra dos nossos estudantes o transporte para faculdade e universidades.” Relatou a secretaria em entrevista.

  • 21/12/2018 - PREFEITURA PROMOVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR O NATAL E A CHEGADA DE 2019.

    PREFEITURA PROMOVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR PASSAGEM DE ANO E NATAL.

    Celebrar os avanços conquistados em 2018 e se preparar para receber o ano novo com muita alegria. Este é o objetivo da ‘Festa de Final de Ano em Suzanápolis, a Prefeitura Municipal vai promover o evento em praça pública, nos dias 21, 23, 24,29,30 e 31 de Dezembro.  As festividades para encerrar o ano com chave de ouro contará com diversas atrações culturais, como duplas sertanejas universitárias locais, DJs, bandas que vão animar a festa com diversos ritmos e a tradicional queima de fogos no momento da chegada de 2019.

    A festa de final de ano do nosso município conta com programação totalmente gratuita e aberta a toda a população. “Fazemos questão de proporcionar a nossa população um evento para comemorar o natal e a virada do ano. Pensamos em uma programação animada para festejar a data”, adiantou o Prefeito Valter. Entre as atrações deste ano está as duplas sertanejas Neto & Matheus Leandro & Ricelli pratas da casa.

    A festividade acontece na Praça Salvador Ferreira, com palco e tendas montado ao lado. A festa começa a partir das 22 horas. No último ano, mais de duas mil pessoas participaram da comemoração pela chegada do novo ano. Confira como fica a programação.

    21/12 Leo Jacomassi

    23/12 DJs

    24/12 Banda Somos Iguais

    29/12 Leandro & Ricelli

    30/12 Neto& Matheus

    31/12 Banda Dona Benta

     

     

     

  • 20/12/2018 - PREFEITO VALTER PARTICIPA DE FORMATURA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ESTADUAL NO MUNICÍPIO.

         O Prefeito Municipal de Suzanápolis, senhor Valter Crusca Lourenço participou nesta semana de diversas solenidades de colação de grau no Município, entre elas a formatura da escola Municipal Anésio Pereira de Souza na ultima terça feira. (11), A escola preparou uma belíssima cerimônia para os alunos do ultimo ano que a partir de agora passa para uma nova etapa na escola estadual Coronel Ernesto Schmidt . 
         “Uma nova fase inicia na vida dessas crianças, pois acabam de cumprir uma importante etapa. Todo o esforço que fizeram para estar se formando vai ser recompensado a cada dia. Nunca deixem de lado o estudo, pois a educação leva a horizontes inimagináveis. Meus parabéns aos alunos, mas principalmente aos pais que incentivam seus filhos a estudar”, ressaltou o prefeito Valter em entrevista.
          Durante a cerimônia foram também homenageados os professores das turmas, e coordenadores. O prefeito entregou um presente a todos e parabenizou pelo excelente índice alcançado no IDEB esse ano a nota foi de 7.1. 
    Esteve presente no evento o Prefeito Municipal Valter Crusca Lourenço, a Primeira- Dama Olinda Rosa, Secretaria de Educação, Ednéia Silva, Presidente da Câmara Municipal Adilson Tiossi, vereadores José Novaes, José Luis Gava e Ailton Beth Amorim e o Diretor da Instituição Glauber Aragon, além dos professores peças fundamentais na educação do município.

  • 17/12/2018 - PREFEITURA NOTIFICA DONOS DE TERRENOS PARA LIMPEZA.

           A Prefeitura Municipal de Suzanápolis através de um novo decreto municipal, está notificando todos os donos de terrenos particulares para que os mantenham limpos. Com a estação chuvosa, o mato cresce e os terrenos acabam se tornando pontos de proliferação de pragas, como escorpiões. O aparecimento de escorpiões deve ser notificado para ações da Vigilância pelo telefone 18 3706 1339.
           A Prefeitura informa que está fazendo a fiscalização em todos os bairros da cidade e, quando há mato alto , vai notificar o proprietário dando a ele o prazo de 30 dias para providenciar a limpeza. Caso o dono do terreno não faça a limpeza no prazo estipulado, máquinas da Prefeitura fazem o serviço e vão cobrar por ele via cobrança pelo setor de Lançadoria. 
    Administração Municipal informa também que está fazendo a limpeza de terrenos públicos e esta no combate contra as pragas.       As pessoas devem permanecer atentas e realizar a busca ativa para evitar o surgimento de escorpiões, tais como, não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar as frestas das portas e os ralos durante a noite; verificar roupas, sapatos, móveis e artigos de cama, mesa e banho antes de utilizá-los. 
    Os agentes comunitários de saúde e de endemias da Secretaria da Saúde realizam permanentemente essas orientações sobre o manejo ambiental durante as visitas de rotina aos moradores.
    Vamos juntos deixar a nossa cidade mais limpa e longe de pragas.

  • 10/12/2018 - COM O ESPETÁCULO OS BANDALHEIROS DO SERTÃO, BANDA MARCIAL MUNICIPAL DE MIRANDÓPOLIS MARCOU PRESENÇA NO LANÇAMENTO DO NATAL ILUMINADO EM SUZANÁPOLIS.

       A banda Marcial Municipal de Mirandópolis -BM3 apresentou o espetáculo Bandalheiros do Sertão na última sexta-feira, 7 de dezembro na inauguração do natal iluminado de Suzanápolis, a banda que carrega em sua trajetória importantes títulos, conquistou mais de 30 troféus sendo 80% deles, de campeã, tendo como destaque os seguintes títulos: Campeã nacional em engenheiro Beltrão – PR, Campeã nacional em Campo Grande – MS, Vice- campeã estadual – São João da Boa Vista – SP e Campeã geral – Bocaina – SP. A banda Marcial de Mirandópolis foi fundada em 1997 e arranca aplausos por onde passa sob a regência do maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos  a Banda registrou sua presença em Suzanápolis para apresentar o seu mais novo projeto.

      O espetáculo Os Bandalheiros do Sertão, vem com uma proposta de valorizar a música brasileira, tecendo um recorte no baião, xaxado, xote e forró, o espetáculo apresentará peças de compositores como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca. A inovação do espetáculo, que além de apresentar um repertório regional, mostra o figurino do corpo coreográfico e musical caracterizados com elementos da cultura nordestina e performances com música e movimento.

       O figurino utilizado tradicionalmente pelo corpo coreográfico e musical tem caracterização de elementos da cultura nordestina. Performances com música e movimento também fazem parte do espetáculo, tornando a apresentação dinâmica e envolvente.

      O projeto Os BANDAlheiros do Sertão é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de SP), e da Banda Marcial de Mirandópolis, mantida pela Prefeitura Municipal de Mirandópolis, através do Departamento de Cultura.

    Todo essa nova roupagem da banda, pode ser conferida no lançamento do Natal Iluminado em nossa cidade, o Prefeito Municipal Valter Crusca Lourenço e a Dirigente Municipal de Educação e Cultura agradecem a presença da renomada Banda em Suzanápolis, a prefeitura municipal vai continuar investindo na cultura do Município.