SAIBA COMO COLABORAR NA LUTA CONTRA OS ESCORPIÕES.

Moradores devem fazer a sua parte no combate ao animal com a limpeza dos quintais e terrenos; aparecimento de escorpiões deve ser notificados para ações de Vigilância
     A Prefeitura de Suzanápolis realiza, permanentemente, ações para evitar a proliferação dos escorpiões nos bairros da cidade. Independente disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que o trabalho também depende do apoio da comunidade em dispor das medidas de combate, fazendo a sua parte, a começar pela limpeza do quintal. Em breve campanhas educativas serão realizadas, além de mutirões pela cidade.
As pessoas devem permanecer atentas e realizar a busca ativa para evitar o surgimento de escorpiões, tais como, não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar as frestas das portas e os ralos durante a noite; verificar roupas, sapatos, móveis e artigos de cama, mesa e banho antes de utilizá-los. Os agentes comunitários de saúde e de endemias da Secretaria da Saúde realizam permanentemente essas orientações sobre o manejo ambiental durante as visitas de rotina aos moradores.

NOTIFICAÇÃO
Caso um munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, fazer contato telefônico também por meio do telefone 18 3706 1339 ou 18 3706 1336, para efetivar a notificação, mesmo que não ocorra acidentes. Dessa forma, o serviço terá condições de atender a cada um dos casos, por meio de orientações.

LIMPEZA E ROÇAGEM
Nesse sentido, o calendário anual de limpeza e roçagem de praças, canteiros de avenidas, terrenos da Prefeitura e outras áreas verdes públicas são realizados constantemente. A pasta é responsável pelo recolhimento de entulhos e galhos por toda a cidade.

CONTROLE DE PRAGAS
O controle de pragas na rede de esgoto é uma ação importante para impedir o aparecimento desses animais. A equipe de saúde realiza a dedetização de todos os bueiros do município, A dedetização ocorre duas vezes ao ano e tem como objetivo exterminar pragas urbanas, entre elas ratos, baratas e escorpião.

FISCALIZAÇÃO
Manter os terrenos limpos o ano todo é dever de cada proprietário, além de ser essencial para conter o avanço da proliferação de animais peçonhentos.
Em Suzanápolis,a fiscalização para verificação de terrenos sujos ocorre o ano todo, e multa quem não cumprir. Manter os terrenos limpos é dever de todos os proprietários conforme consta no decreto nº 1259 de 03 de Dezembro de 2018, onde notifica para a limpeza de lotes e terrenos baldios, incluindo construções e casas abandonas. A limpeza tem o prazo de 30 dias contados, o não atendimento do prazo previsto, a prefeitura por meio da Secretária de Obras, executara a limpeza de lotes e terrenos, sem prejuízo do lançamento e posterior cobrança da respectiva taxa de limpeza, Para denúncias de lotes sujos, o telefone da Ouvidoria Municipal é o 18 3706 9000 ou pelo portal do Município na internet.

PICADAS
Na hipótese de picada a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à Unidade Básica de Saúde, localizada na Rua Presidente Vargas.
FOTO: Imagens de vários tipos de escorpião.
Assessoria de Comunicação - Andy Petrowick Dias