Começa Campanha Novembro Azul, Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Começa Campanha Novembro Azul

Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata

Com o início do mês de novembro, começam as ações da mobilização da campanha Novembro Azul, cujo objetivo é incentivar os homens a procurar ajuda profissional, visando à prevenção ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum no sexo masculino, perdendo apenas para o câncer de pele. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações para este público a partir desta sexta-feira, 01.

O movimento, iniciado na Austrália, em 2003, promove campanhas anualmente, sempre no mês de novembro, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11) e o Dia Internacional do Homem (19/11).

As ações de prevenção e orientação estão ocorrendo nas unidades básicas de saúde.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Diagnóstico precoce

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que sejam descobertos 68.220 novos casos de câncer de próstata por ano. No entanto, estima-se que 90% dos tumores são curáveis se tratados no começo. Por isso, obter o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

O Ministério da Saúde indica que homens com histórico de câncer de próstata na família devem iniciar os exames (PSA e toque) a partir dos 40 anos. Já aqueles sem histórico devem iniciar o acompanhamento aos 45 anos. Quando há indicação médica, o homem deve realizar os exames anualmente.

O câncer de próstata costuma ser silencioso, sendo que os principais sintomas são: vontade frequente ou dificuldade de urinar, urina com sangue, dor ao urinar e incontinência urinária. O tratamento consiste em procedimento cirúrgico e, em alguns casos, quimioterapia e radioterapia.

Procure as unidades básicas de Saúde e faça o exame, faça parte da Campanha Novembro Azul, seja o herói da sua saúde!

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis.