Índice Firjan coloca Suzanápolis em Destaque em gestão pública.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2019, que tem como base os dados fiscais oficiais de 2018, divulgada nesta última quinta-feira (31) mostra que o Governo de Suzanápolis está entre a elite dos municípios da região noroeste de São Paulo que tem uma situação boa ou de excelência entre os municípios brasileiros.

Realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o estudo avaliou o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras, Suzanápolis tem uma boa gestão refletindo o trabalho de administração responsável do Governo Municipal administrado atualmente pelo Prefeito Valter Crusca Lourenço.

O IFGF é uma análise do Sistema Firjan que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. É composto por IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos.

O destaque fica para a Autonomia, que verifica a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para manutenção da estrutura administrativa. Neste item Suzanápolis tem nota máxima de excelência (1,0). O estudo ressalta que a Prefeitura de Suzanápolis também é um bom exemplo de autonomia financeira, pois, apesar de sua arrecadação, consegue arcar com suas despesas administrativas sem depender dessa compensação financeira, o que torna o equilíbrio das contas pública menos vulnerável.

Suzanápolis está na contramão do cenário brasileiro, inúmeras cidades brasileiras e de grande porte apresentam índices baixos, já que o indicador Autonomia apresentou o pior desempenho nesta edição entre as cidades do Brasil. Segundo explica o Prefeito Valter o controle de contas está fazendo Suzanápolis manter um ritmo bom

“Aplicamos na educação e na saúde mais do que o exigido pela LRF, porque entendemos estas duas áreas como base. O controle de gasto com pessoal nos permite fazer novos planos para uma administração eficiente, explica Valter.

Suzanápolis também se destaca em outros índices como gastos com pessoal, e liquidez, referente a constas em dia, pagamento de fornecedores, salários em dia, contribuíram para o índice.

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Ao tomar conhecimento desta positiva avaliação da administração municipal, O Prefeito Valter Crusca Lourenço destaca “Me sinto satisfeito em ter o reconhecimento de nossa administração, isso significa que estamos no caminho certo, na aplicação realmente necessária do dinheiro público, com muita seriedade e responsabilidade. Destaco a atuação e empenho dos nossos servidores municipais que se dedicam dia a dia para que a máquina pública se torne cada dia mais eficaz.”

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis.