Secretaria Municipal de Saúde orienta foliões sobre os cuidados com a saúde no carnaval

A Prefeitura de Suzanápolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, orienta os foliões suzanapolenses para os dias de festas de Carnaval. Cuidados com a alimentação são essenciais para manutenção da energia mental e muscular, mas a maioria das pessoas esquece este importante fator e exagera ou suprime a alimentação. O que acontece geralmente também é o consumo exagerado de bebida alcoólica, essa combinação pode ser catastrófica para o organismo.

Alimente-se antes de sair de casa, mas evite alimentos muito pesados e gordurosos, pois retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento. Faça uma refeição baseada em frutas, pães, cereais e alimentos fonte de ômega 3, como peixes. Evite consumo de alimentos industrializados que são isentos de nutrientes, excessivamente calóricos e sobrecarregam o organismo.

Além disso, para ter energia o ideal é ingerir carboidratos integrais, carnes magras de boa procedência e gorduras benéficas como o abacate e as oleaginosas, para uma fonte energética mais duradoura. Se o sistema digestivo precisar de uma força extra, ervas medicinais, como o alecrim e boldo, são ótimas opções, pois são protetoras da mucosa gástrica e do fígado.

Beba muito líquido durante a folia, pois é preciso se hidratar corretamente. Além da água, opte também por água de coco, suco de frutas ou então isotônicos para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva. Para esse equilíbrio é importante também não abusar do consumo de sal (cloreto de sódio) que pode prejudicar o balanço hidreletrolítico do corpo.

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e nunca com o estômago vazio. Para isso, intercale os drinks com petiscos, como castanhas, amendoim ou azeitonas. Uma boa estratégia é intercalar a dose de bebida alcoólica com água e ficar atento para que os níveis de glicose sanguíneos não cheguem a valores perigosamente baixos. Lembre-se a tolerância ao álcool é individual a cada organismo, conheça o seu limite.

Nos dias seguintes à festa, procure recuperar as horas de sono perdidas e aproveite para repousar. Além do descanso, é necessário também se alimentar com bastante frutas e legumes, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes eliminados no suor. Sucos dessa natureza (frutas + legumes) são ótimas opções, pois tem função de nutrir e hidratar ao mesmo tempo. Após esse período, faça refeições completas, contendo representante de todos os grupos alimentares, evitando substituí-las por lanches rápidos e alimentos industrializados.

Em caso de febre, diarreia, vômitos ou outros sintomas procurem atendimento médico e evite a automedicação. Medicamentos de uso contínuo devem ser sempre mantidos.

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis: O Serviço Municipal de Saúde também orienta os foliões para cuidados de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Para auxiliar com orientações, a Secretaria Municipal da Saúde irá distribuir para a população materiais informativos e também preservativos que serão entregues aos foliões nos dias de festas.

O objetivo da iniciativa é alertar a comunidade sobre os riscos de transmissão das ISTs, como hepatites B e C, sífilis e HIV, assim como, a importância da realização da testagem dessas doenças por meio dos testes rápidos.

Os exames também podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para a realização da testagem, são necessários documento de identificação com foto e Cartão SUS.

Além disso, preservativos masculinos e femininos são distribuídos gratuitamente em toda a rede pública de saúde, podendo ser retirado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nas Ruas João Rosa de Souza e Presidente Vargas.

O horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, Informações ou dúvidas podem ser obtidas no telefone: (18) 3706- 1339 ou 3706 1336

Assessoria de Comunicação - Secretaria da Saúde