Prefeitura realiza serviço gratuito de castração em cães e gatos de Rua em Suzanápolis.

A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo (CIENSP) e a Faculdade Educacional de Andradina (FEA), está realizando no município a castração de cães e gatos de rua e de situação de vulnerabilidade, ao todo serão 10 animais no mês que serão atendidos por alunos do curso de veterinária, que são acompanhados por professores, os procedimentos são gratuitos.

Estima-se que 75% da população de cães no mundo estejam nas ruas e a única maneira eficaz de alterar esta situação é a castração dos animais.

O Projeto da Prefeitura tem o intuito de diminuir e controlar o aumento da população de cães e gatos que estão sendo abandonados nas ruas da cidade.

O prefeito Valter Crusca Lourenço (MDB) classifica a ação como um marco em Suzanápolis e destaca a importância deste projeto que, em breve, esses mutirões serão estendidos para os animais em geral. “Inicialmente, começamos pelos animais de ruas, principalmente com as fêmeas no objetivo de realizar o controle da população desses animais. Depois, faremos com os cães da comunidade suzanapolense,, por meio da conquista de recursos”, destaca Valter.

Segundo dados da Vigilância Sanitária do Município cerca de 60 animais vivem nas ruas da cidade. A Prefeitura pede ajuda da população, e promove campanhas de conscientização junto à população sobre a guarda responsável e disponibiliza, de segunda a sexta, animais abandonados que estão sendo castrados para adoção. Vale ressaltar que a Prefeitura está abrigando esses animais em um local seguro, dando todo suporte como ração e medicamentos para serem disponibilizados para adoção dois animais já estão disponíveis para adoção.

Ricardo Cesar Toloni Marchiori, medico Veterinário, um dos idealizadores do Projeto destaca; “É importante frisar que o animal retorna em melhores condições, castrado, vacinado e com controle de parasitas. Essa rotatividade permite que outros animais tenham a oportunidade de passar pelos mesmos cuidados e que o controle populacional funcione, vale ressaltar que esses animais precisam de um lar e a população pode ajudar cuidando desses animais”.

Os benefícios da castração para o macho é evitar fugas, tumores nos testículos, demarcação territorial, e a agressividade aumentada devido à excitação sexual. O último foi realizado na manhã de sábado, onde setenta animais foram atendidos.

Já para as fêmeas a castração é indicada, pois evita tumores mamários e infecção grave no útero (Piometra), evita gravidez psicológica e suas conseqüências como depressão e infecção das glândulas mamarias e evita o cio, gravidez e o aumento populacional de animais.

Assessoria de Comunicação e Imprensa.