COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM CIDADÃOS DE 55 A 59 ANOS EM SUZANÁPOLIS

COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM CIDADÃOS DE 55 A 59 ANOS EM SUZANÁPOLIS

A Prefeitura Municipal de Suzanápolis através da Secretaria Municipal de saúde iniciou nesta semana a vacinação em munícipes de 55 a 59 anos de idade, que apresentam alguma comorbidade. A vacinação faz parte da campanha municipal de imunização contra a covid-19 e está sendo aplicada a primeira dose neste novo grupo prioritário.

Para receber a primeira dose da vacina, as pessoas precisam comprovar que tem uma das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde (veja a lista abaixo), com exames, receitas ou relatórios de prescrição médica.

Entre as pessoas vacinadas está o Vice-prefeito Gerso Antônio de Oliveira, o político recebeu a primeira dose.

Para não haver aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde, pois já possuem outros atendimentos, como consultas, exames e outras vacinas, a campanha municipal de imunização está ocorrendo nos domicílios dos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de saúde também está usando o espaço dedicado atividades física na piscina para esta nova etapa da vacinação.

A Secretaria Municipal de saúde comunica que aplicação da vacina está sendo agendada pela equipe de saúde e será informado o horário da vacinação aos munícipes em Suzanápolis.

As vacinas contemplaram, desde o início da vacinação, idosos de 90 ou mais, acamados, profissionais da saúde, profissionais da educação acima de 47 anos da rede publica (municipal e estadual), idosos de 80 a 89 anos, e idosos de 60 a 79 anos de idade.

Todos receberam ou receberão a segunda dose da vacina Coronavac e da vacina Astrazeneca.

A Prefeitura divulgará em breve a atualização do número de vacinados no município e os novos grupos prioritários.

Lista de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares

• Insuficiência cardíaca (IC)

• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar

• Cardiopatia hipertensiva

• Síndromes coronarianas

• Valvopatias

• Miocardiopatias e Pericardiopatias

• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

• Arritmias cardíacas

• Cardiopatias congênitas no adulto

• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

• Diabetes mellitus

• Pneumopatias crônicas graves

• Hipertensão arterial resistente (HAR)

• Hipertensão arterial – estágio 3

• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

• Doença Cerebrovascular

• Doença renal crônica

• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).

• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

• Obesidade mórbida

• Cirrose hepática