MUNICÍPIO JÁ VACINOU MAIS DE MIL PESSOAS NA PRIMEIRA DOSE CONTRA A COVID

MUNICÍPIO JÁ VACINOU MAIS DE MIL PESSOAS NA PRIMEIRA DOSE CONTRA A COVID

O município de Suzanápolis atingiu nos últimos dias a marca de 1.038 pessoas vacinadas contra a Covid-19 na primeira dose. A secretaria Municipal de Saúde tem seguido as recomendações do Ministério da Saúde sobre os grupos prioritários que devem ser imunizados na campanha municipal de imunização. De acordo com o calendário a vacinação está sendo aplicada em pessoas acima de 25 anos que apresentem alguma comorbidade.

Cerca de 505 pessoas receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 no município. Todos receberam ou receberão a segunda dose da vacina coronavac e da vacina astrazeneca.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Jessica de Oliveira Ramos, a cidade dispõe de um sistema organizado e ágil no cumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Estamos adotando todas as medidas necessárias para que a cobertura vacinal da nossa população atinja níveis satisfatórios e nos proporcione o retorno da desaceleração desta pandemia o mais breve Possível. Nosso maior objetivo é seguir protegendo vidas”, destacou a Secretária Municipal de Saúde.

Para o prefeito José Luiz Gava, este é um momento histórico. "A vacina foi esperada por todos os povos e por todas as nações. Imunizar os nossos idosos e profissionais da saúde pouco tempo depois da liberação pela Anvisa reacende a nossa esperança. São diversas pessoas que ganharão uma chance a mais na vida. Isso nos faz acreditar em um novo tempo”, comemorou.

Na próxima semana pessoas acima de 18 anos que apresentem comorbidades começarão a receber a primeira dose da vacina no município.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares

• Insuficiência cardíaca (IC)

• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar

• Cardiopatia hipertensiva

• Síndromes coronarianas

• Valvopatias

• Miocardiopatias e Pericardiopatias

• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

• Arritmias cardíacas

• Cardiopatias congênitas no adulto

• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

• Diabetes mellitus

• Pneumopatias crônicas graves

• Hipertensão arterial resistente (HAR)

• Hipertensão arterial - estágio 3

• Hipertensão arterial - estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

• Doença Cerebrovascular

• Doença renal crônica

• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer)

• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

• Obesidade mórbida

• Cirrose hepática

A Prefeitura divulgará em breve uma nova atualização do número de vacinados no município e os novos grupos prioritários.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa