• Imagem: Setembro Amarelo Suzanápolis.png

PREFEITURA LANÇA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO EM SUZANÁPOLIS

PREFEITURA LANÇA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO EM SUZANÁPOLIS

A Prefeitura Municipal de Suzanápolis lançou nesta quarta-feira (01/09) a campanha “Setembro Amarelo”, que visa à valorização da vida e o combate ao suicídio no município. Diversas ações alusivas ao tema serão realizadas durante todo o mês de setembro pelas Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Departamento de Comunicação.

Campanhas educativas, vídeos sobre o tema, orientações, As atividades, como palestras, rodas de conversa e trocas de experiências, serão desenvolvidas pelas secretarias.

"O município estará focado no trabalho de prevenção ao suicídio, voltando-se para identificar, debater e prevenir causas que costumam aparecer como espécie de "gatilho" para o ato extremo. Entre as causas, estão a depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias ilícitas e de álcool", explicou o Prefeito José Luiz Gava.

“Sem dúvidas essa campanha é de extrema importância e vem com o objetivo de combater, alertar, prevenir e conscientizar as famílias e a sociedade de um modo geral sobre as causas e consequências que a depressão pode causar na vida de um ser humano. Temos visto que muitas pessoas que já foram vítimas dessa doença e que hoje enfrentam grande dificuldade em combatê-la, pois a depressão não é ‘brincadeira’, ela é uma doença que causa morte, tanto como qualquer outra doença se não for detida a tempo”, disse o vice-prefeito Gerso Antônio de Oliveira.

A campanha Setembro Amarelo

Realizado desde 2015, o ‘Setembro Amarelo’ foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem como copatrocinadora a Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.