HORTA MUNICIPAL GERA ECONOMIA DE MAIS DE R$150 MIL REAIS NOS CUSTOS COM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E ASSISTIDOS DO SETOR SOCIAL ATRAVÉS ALIMENTOS PRODUZIDOS E COM BOA QUALIDADE

Desde década de 90, a Prefeitura visa melhorar a qualidade de vida dos alunos matriculados na rede municipal e estadual de ensino de forma a inserir a importância dos alimentos frescos, orgânicos e saudáveis, neste ano de 2022, a atual administração de Suzanápolis percebendo a necessidade de uma educação mais comprometida com a sustentabilidade, realizou diversos investimentos na Horta Municipal melhorando a qualidade de vida de todos os assistidos, gerando economicidade aos cofres públicos, além da contribuição da melhoria da alimentação escolar.

Nesse período, graças à colheita de alguns alimentos plantados, a Horta Municipal gerou uma grande economia à Prefeitura, uma vez que os alimentos são utilizados no cardápio da Cozinha Piloto, que oferece refeições para todas as escolas da rede municipal de ensino, além da entrega de marmitas as famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo o levantamento, se a Prefeitura fosse comprar por meio de licitação (Política de compras na administração pública brasileira), produtos como cheiro verde, alface, couve, rúcula, abobora, milho verde, beterraba, mandioca, entre outros produtos para suprir a demanda de um ano letivo e ações sociais, a Prefeitura teria um custo total de R$ 192.483,35( preço total de alimentos no mercado). Já para produzir esses mesmos produtos na horta foram gastos valores bem menores. A horta durante esse ano contribuiu diretamente com o programa cesta verde que distribuiu dezenas de produtos aos assistidos neste fim de ano.

Confira a lista de insumos produzidos na Horta municipal no ano de 2022, são produtos de boa qualidade:

Abobora variada

Milho verde

Maracujá

Quiabo

Mandioca

Pimentão

Repolho verde

Cenoura

Couve flor

Brócolis

Beterraba

Vagem

Limão

Couve manteiga

Tomate

Alho poro

Acelga

Cebolinha

Salsinha

Alface

O Prefeito José Luiz Gava elogiou o trabalho dos responsáveis pela Horta Municipal. “A Horta Municipal está sendo um sucesso em nosso município. Por isso, quero parabenizar todos os envolvidos nesse projeto, que leva mais saúde, através da alimentação, para as nossas escolas e social.

Parabéns

e meus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos” declarou o chefe do executivo.

Vale destacar que além dos investimentos na Horta municipal, a Prefeitura realizou ações com agricultoras, agricultores e empreendimentos familiares rurais que participaram do programa cesta verde, neste caso se fazem presente para aquisição de alimentos de agricultores familiares na modalidade compra institucional de dispensa de licitação, além de ações com o programa nacional de alimentação escolar, foram adquiridos para alimentação os produtos: Alface, rúcula, almeirão, couve manteiga, batata doce, mandioca, cebolinha, quiabo, berinjela, abóbora cabotiã, abobora paulista, mamão formosa, manga.

O Prefeito José Luiz Gava, destacou que a aquisição se justifica pela necessidade de prestar apoio também ao setor produtivo da agricultura familiar que se fragilizou principalmente devido à pandemia.

Comunicação/Prefeitura