• Imagem: 0acad1b0-dd61-4e44-a6bb-28be6f0750ec.jpg

• Imagem: b309fa35-a597-4f0b-9d56-c697b73fe56d.jpg

OBRAS DA PRIMEIRA ETAPA DO PROGRAMA MELHOR CAMINHO EM ESTRADAS RURAIS DE SUZANÁPOLIS SÃO CONCLUIDAS

O projeto conta com diversas benfeitorias, como: Terraplanagem, construção de lombadas de terra, recuperação de plataformas das estradas rurais, implantação do sistema de drenagem superficial.

A Prefeitura de Suzanápolis concluiu através de recursos provenientes do governo estadual por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, as obras da primeira etapa do programa “novo melhor caminho” que foram executadas no trecho de estrada Suz 320, que dão acesso a Usina de cana de açúcar e álcool do município, além da Rodovia Éttore Bottura. O prefeito municipal José Luiz Gava esteve acompanhando a finalização das obras. O projeto visou a execução das obras de perenização das estradas não pavimentadas.

O município foi beneficiado com mais de um milhão e meio de reais em duas etapas, e com recuperação de mais de 06 km de estradas rurais. O projeto conta com diversas benfeitorias, como: Terraplanagem, construção de lombadas de terra, recuperação de plataformas das estradas rurais, implantação do sistema de drenagem superficial, estrutura para evitar processos erosivos e melhorias nas condições das pistas com execução de revestimento primário.

O Programa Melhor Caminho foi instituído pelo Decreto nº41. 721, de 17 de abril de 1997, para a elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e as Prefeituras Municipais. É dedicado à execução de obras em trechos de estradas rurais, para sua recuperação e conservação. A proposta do Programa é de interesse social, e é respaldada, ainda, pela Lei nº6171, de 4 de julho de 1988, regulamentada pelo Decreto nº41.719, de 16 de abril de 1997, que dispõe sobre o uso, conservação e preservação do solo.

As obras do ‘Programa Melhor Caminho’ visam à preservação dos recursos naturais e consequente estímulo aos produtores em busca do desenvolvimento sustentável. Assim, a proposta de intervenção tem como característica principal implantar práticas conservacionistas do solo e da água, com estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos.

O chefe do executivo comemorou a finalização das obras da primeira etapa e comentou a importância da prestação de serviço: As manutenções e preservação das estradas rurais estão ocorrendo desde começo do mandato, no entanto, as novas obras chegam à boa hora para os moradores que residem perto destas estradas rurais, quero agradecer ao Deputado Estadual Itamar Borges, governo estadual pelos recursos provenientes enviados e aos vereadores Sara Lisboa e Leonardo Vicente pelo intermédio. “As estradas rurais em 6 km ganharam diversas melhorias, beneficiando o trânsito dos moradores e o escoamento da produção agrícola, valorizando assim o homem do campo e as pessoas que utilizam as estradas rurais”, ressaltou o prefeito José Luiz Gava.

Assinatura do convênio foi assinada em outubro de 2021 pelo Prefeito José Luiz Gava, a Prefeitura entrará com contrapartida em algumas ações do programa, como recolocação de cercas, anuência dos proprietários, licenças ambientais ( outorgas e intervenções em APP). Nesta primeira etapa foram investidos R$904. 257,00(novecentos e quatro mil duzentos e cinqüenta e sete reais).

Assessoria de Comunicação Social - Por Anderson Dias