• Imagem: 83487ce716826a9d855fa2004d9cfe86.jpg

Atenção, Saúde alerta para a baixa adesão de vacinação para Polio,covid-19, influenza, entre outras, saiba detalhes;

A meta da Saúde é imunizar 95% da população em geral. Para isso, é preciso que todos fiquem atentos e faça sua parte indo até a Unidade de Saúde II para garantir sua proteção.

A Prefeitura de Suzanápolis por meio da Secretaria municipal de Saúde convoca a população suzanápolense formada por crianças, jovens e adultos para regularizar a situação vacinal, até o momento o município registra baixa adesão de vacinação para covid-19, poliomielite, influenza, entre outras.

Poliomielite

Os pais que ainda não imunizaram seus filhos terão até o dia 31 de outubro para levá-los em uma unidade de saúde e protegê-los contra a paralisia infantil e outras doenças. A vacinação contra pólio é destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. A prorrogação é necessária devido à baixa adesão na cobertura vacinal em todo país.

A poliomielite, que causa paralisia infantil e pode ser fatal, chegou a ser uma das doenças mais temidas no mundo. Mas, com a vacinação, o Brasil deixou de apresentar casos da doença desde 1989, tendo recebido, em 1994, um certificado de eliminação da doença. No entanto, com a baixa cobertura vacinal e problemas relacionados à vigilância epidemiológica e condições sociais, o Brasil voltou a figurar como um país de grande potencial para a volta da doença. A Campanha de Multivacinação, que também foi prorrogada até 31 de outubro, é voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com vacinas em atraso, entre elas, pentavalente, pólio inativada, rotavírus, pneumo10 e meningo C.

No grupo de crianças maiores de 5 e menores de 15 anos são aplicadas as vacinas que incluíram a pólio oral, tríplice bacteriana, tríplice viral – src, varicela, dupla adulto, meningite C, meningite ACWY e hepatatite B.
É importante esclarecer que a multivacinação não tem uma meta a ser cumprida, é apenas para atualização da caderneta de vacinas.

A Campanha de Vacinação contra a covid-19 está atingindo as pessoas que não tomaram à primeira dose, a segunda dose, e as doses de reforço, além de pessoas acima de 30 anos e crianças de 03 ou mais.