Fique por dentro das notícias de Suzanápolis, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 22/03/2019 - CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE SERÁ REALIZADA EM SUZANÁPOLIS.

    CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE SERÁ REALIZADA EM SUZANÁPOLIS. 
    Atenção Moradores de Suzanápolis. 
          A Secretária Municipal de Saúde convida toda a população para participar da 6º Conferencia Municipal de Saúde, que acontecerá no próximo dia 27 de   Março- quarta-feira, às 7h30 da manhã na Câmara Municipal. 
    A conferência tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e Financiamento do SUS”. 
    Os interessados em participar da conferência deverão se inscrever previamente na secretária municipal de Saúde. 
    Contamos com sua participação!

  • 22/03/2019 - PROJETO MÚSICA NA ESCOLA LEVA CULTURA E EDUCAÇÃO A CRIANÇAS EM SUZANÁPOLIS

    CRIANÇAS RESPIRAM MÚSICA EM SUZANÁPOLIS. 
    EDUCAÇÃO E CULTURA DE QUALIDADE:
    A novidade do Projeto Música na Escola esse ano, é o ensaio coletivo que passa a acontecer as terças-feiras , das 18h as 20h no Centro complementar Vovó Rosa 🙂.
    Essa é um oportunidade para os alunos dos períodos das escolas de manhã e da tarde se encontrarem para a execução de um repertório em comum e interagirem. 
        Além disso, jovens e adultos da comunidade de Suzanápolis que quiserem participar dos ensaios e atividades das terças feiras são bem vindos.
    O objetivo é promover a integração entre os alunos, familiares e comunidade, e contribuir com o aprimoramento artístico dos participantes do projeto.
    Fonte: Projeto Música na Escola

  • 22/03/2019 - SAIBA COMO COLABORAR NA LUTA CONTRA OS ESCORPIÕES.

                                     SAIBA COMO COLABORAR NA LUTA CONTRA OS ESCORPIÕES.
          Moradores devem fazer a sua parte no combate ao animal com a limpeza dos quintais e terrenos; aparecimento de escorpiões deve ser notificados para ações de Vigilância
         A Prefeitura de Suzanápolis realiza, permanentemente, ações para evitar a proliferação dos escorpiões nos bairros da cidade. Independente disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que o trabalho também depende do apoio da comunidade em dispor das medidas de combate, fazendo a sua parte, a começar pela limpeza do quintal. Em breve campanhas educativas serão realizadas, além de mutirões pela cidade.
    As pessoas devem permanecer atentas e realizar a busca ativa para evitar o surgimento de escorpiões, tais como, não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar as frestas das portas e os ralos durante a noite; verificar roupas, sapatos, móveis e artigos de cama, mesa e banho antes de utilizá-los. Os agentes comunitários de saúde e de endemias da Secretaria da Saúde realizam permanentemente essas orientações sobre o manejo ambiental durante as visitas de rotina aos moradores.

    NOTIFICAÇÃO
    Caso um munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, fazer contato telefônico também por meio do telefone 18 3706 1339 ou 18 3706 1336, para efetivar a notificação, mesmo que não ocorra acidentes. Dessa forma, o serviço terá condições de atender a cada um dos casos, por meio de orientações.

    LIMPEZA E ROÇAGEM
    Nesse sentido, o calendário anual de limpeza e roçagem de praças, canteiros de avenidas, terrenos da Prefeitura e outras áreas verdes públicas são realizados constantemente. A pasta é responsável pelo recolhimento de entulhos e galhos por toda a cidade.

    CONTROLE DE PRAGAS 
    O controle de pragas na rede de esgoto é uma ação importante para impedir o aparecimento desses animais. A equipe de saúde realiza a dedetização de todos os bueiros do município, A dedetização ocorre duas vezes ao ano e tem como objetivo exterminar pragas urbanas, entre elas ratos, baratas e escorpião.

    FISCALIZAÇÃO 
    Manter os terrenos limpos o ano todo é dever de cada proprietário, além de ser essencial para conter o avanço da proliferação de animais peçonhentos.
    Em Suzanápolis,a fiscalização para verificação de terrenos sujos ocorre o ano todo, e multa quem não cumprir. Manter os terrenos limpos é dever de todos os proprietários conforme consta no decreto nº 1259 de 03 de Dezembro de 2018, onde notifica para a limpeza de lotes e terrenos baldios, incluindo construções e casas abandonas. A limpeza tem o prazo de 30 dias contados, o não atendimento do prazo previsto, a prefeitura por meio da Secretária de Obras, executara a limpeza de lotes e terrenos, sem prejuízo do lançamento e posterior cobrança da respectiva taxa de limpeza, Para denúncias de lotes sujos, o telefone da Ouvidoria Municipal é o 18 3706 9000 ou pelo portal do Município na internet.

    PICADAS
    Na hipótese de picada a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à Unidade Básica de Saúde, localizada na Rua Presidente Vargas. 
    FOTO: Imagens de vários tipos de escorpião.
    Assessoria de Comunicação - Andy Petrowick Dias

  • 22/03/2019 - CURSOS GRATUITOS ESTÃO SENDO OFERECIDOS EM SUZANÁPOLIS.

    CURSOS GRATUITOS ESTÃO SENDO OFERECIDOS EM SUZANÁPOLIS. 
        UMA BOA NOTICIA: Contribuir para a mudança de vida de famílias em vulnerabilidade social, ofertando cursos profissionalizantes que promovam à geração de renda e oportunidades melhores a população. Esse é um dos objetivos do trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Suzanápolis, através da Secretária da Assistência Social, que está oferecendo vagas de cursos e capacitações gratuitas no CCI. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pessoalmente no local. Todas as oficinas acontecem no próprio CCI, que fica localizado na Rua Presidente Vargas, ao lado do Campo de Futebol, o horário de atendimento ao público é das 7h às 12h e das 14h às 17h. O telefone para outras informações é o 18 996969914. O prazo para as inscrições ocorrem até o dia 29 de março (Sexta-Feira). 
    Confira as oficinas que estão sendo oferecidas gratuitamente a população pelo CCI. 
    Artesanato 
    Depilação 
    Manicure 
    Designer de sobrancelha 
    Cabeleireiro (a) 
    Maquiagem 
    Confeitaria 
    Grupo operativo – terceira Idade
    Artesanato para adolescentes de 12 a 16 anos de idade

  • 18/03/2019 - Políticas públicas para idosos serão discutidas em conferência municipal.

    Políticas públicas para idosos serão discutidas em conferência municipal.

          Idosos, conselheiros e representantes do poder público e comunidade vão se reunir no dia 27 de Março de 2018  as nove horas da manhã no salão da terceira idade para discutir eixos da política pública na II Conferência Municipal  do Idoso. O evento tem como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.   

    “A conferência é um momento importante, vamos reunir uma grande parte de representantes da sociedade, “O nosso desejo é que a pessoa idosa seja respeitada e tratada como ela merece”. Destaca a Secretária da Assistência Social Mirian Pereira Jolvino.

    A prefeitura municipal de Suzanápolis valoriza a sua população idosa, prestando serviços de qualidade, entre eles se destaca o programa Viva Leite Idoso, Aulas de Dança de Salão, Ginástica da Melhor Idade, oficinas de artesanato oferecidas pelo CRAS, Aulas de informática, carteira do Idoso interestadual, além de reuniões socieducativas.   

  • 15/03/2019 - Lixo Zero: lixo se transforma em meio de sobrevivência e reciclagem em Suzanápolis.

    Lixo Zero: lixo se transforma em meio de sobrevivência e reciclagem em Suzanápolis.

          A dispersão inadequada do lixo no meio ambiente é um dos grandes problemas que afetam o mundo na atualidade. A destinação inadequada do lixo ainda é uma realidade comum na maioria dos municípios brasileiros e em Suzanápolis não é diferente. Grande parte dos resíduos produzidos, seja em residências, seja em instituições, não recebe o devido tratamento, o que acaba impedindo a seleção e separação para posterior reciclagem. Assim, o custo para que se encaminhe a aterros sanitários adequados é altíssimo. A Prefeitura de Suzanápolis vem mudando isso alguns anos e quer mudar essa realidade ainda mais e por isso, irá intensificar as ações de promoção sobre a importância do tratamento dado aos resíduos. Ações educativas e uma campanha sobre reciclagem será lançada em breve pela administração por meio de interlocutores do município verde azul e pelo departamento de Educação e Cultura.

        O Departamento de Comunicação fez uma matéria especial para mostrar a importância do projeto de reciclagem no município que se destaca já alguns anos e vem trazendo pontos positivos. Ao todo cerca de cinco famílias são beneficiadas em Suzanápolis com o projeto, que tem como objetivo a mudança de hábitos culturais e minimizar a redução do acúmulo de lixo disposto no meio ambiente. Segundo José Carlos  responsável pelo projeto de reciclagem a grande parte do lixo que chega ao local não é descartado no aterro, se isso ocorresse teria que comprar outra propriedade para descartar o lixo. “A maioria do lixo que chega até aqui, estamos reciclando, além de ajudar na geração de empregos, no momento são cinco famílias que estão sendo tendo oportunidades  no projeto, no futuro isso pode crescer ainda mais”. Comenta José Carlos.

         Reciclagem é a atividade de recuperação e revalorização da matéria-prima descartada, que se transforma em um novo produto, retornando ao ciclo de produção.

    José Carlos comenta ainda a importância dos materiais serem separados, o processo é eficaz e tudo é separado, exemplo são as garrafas pets. Além disso, muita coisa é reaproveitada.

       Entendam como ocorre o processo no centro de reciclagem, os resíduos provenientes são:

    1. Separados por tipos: Plástico / Papel / Vidros / Metais
    2. São prensados e enfardados,
    3. Após o beneficiamento, os fardos de resíduos recicláveis são vendidos para empresas recicladoras

     

    1. Como participar da coleta seletiva?
      Reserve apenas os materiais recicláveis como: papel, plástico, vidro e metais. Bem acondicionados, e disponibilize-os até duas horas antes do horário previsto para a coleta.

         Dicas de como separar os materiais para coleta diferenciada:

    1. - Plástico: Lave-os para que não sobre restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as;
      - Vidros: Lave-os e retire as tampas;
      - Metais: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento;
      - Papéis: Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
    2. Informações importantes
      - Nunca mande pela coleta seletiva outros itens que não sejam papel, plástico, vidro e metais;
      - No caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes ao coletor;
      - Procure enviar os produtos sempre soltos, sem nenhum material dentro, em uma sacola.
      - No caso de muitos itens, opte por abrir as caixas e reduzir o espaço, como embalagens longa vida que podem ser compactadas.

     

        A reciclagem é uma atividade econômica com muitos benefícios ambientais, mas para que ocorra com eficiência, é necessário que três etapas aconteçam:

    Recuperação

    As embalagens e resíduos que descartamos todos os dias precisam de um destino correto para que sejam tratados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. É fundamental separar os resíduos sólidos dos orgânicos e dos sanitários. Dessa forma, os recicláveis não são contaminados e têm mais valor, viabilizando e barateando a reciclagem.

    Pense um pouco: compramos, usamos e descartamos continuamente. Precisamos ter responsabilidade sobre os produtos que adquirimos e principalmente sobre o destino que damos a eles, para que retornem a esse nosso ciclo infinito de consumo.

    Muitos recicladores são forçados a dispensar resíduos pós-consumo contaminados, dando preferência aos resíduos pós-industriais, porque estes não foram contaminados em um descarte incorreto, portanto aptos a ser reciclados, se transformando em um produto de qualidade.

    Destinando corretamente para a coleta seletiva, todo o trabalho posterior é facilitado, pois a matéria-prima reciclável ainda precisa ser separada por tipo, por cor e por todos os critérios válidos para se manter a mais próxima possível da original. Após a triagem, os recicláveis ainda precisam ser prensados e enfardados para ocupar menos espaço e para que possam ser transportados.

    Revalorização

    Garrafas de plástico são moídas, voltando a ser grãos como a matéria-prima original do plástico. Papéis são triturados e misturados com água até se parecerem com pasta de celulose. Metais e vidros são derretidos, ficando  prontos para fundição. A revalorização pode ser feita de muitas formas, de acordo com o material e a finalidade que se quer dar a ele.

    São processos industriais, que precisam de muitas toneladas de matéria-prima para viabilizar economicamente máquinas, equipamentos e profissionais.

    Transformação

    Com os materiais prontos, é possível fabricar um novo produto, fechando o ciclo da reciclagem.

    Então voltamos ao início

    Como indivíduos, precisamos nos envolver na etapa que nos compete, que é a separação dos nossos resíduos para a coleta seletiva, procedimento fundamental para a obtenção de um produto reciclado tão bom quanto o original. Se fizermos a separação eficaz em casa, no nosso trabalho, em nossa comunidade, temos os seguintes benefícios:

    – Uma quantidade menor de resíduos irá para aterros e lixões. Estes então terão seu tempo de vida aumentado;

    – Resíduos descartados corretamente não contaminam o solo e as águas;

    – Resíduos descartados corretamente ajudam na limpeza e higiene das cidades;

    – A coleta seletiva adequada facilita o processo, barateando o custo dos reciclados;

    – Reciclagem retarda a escassez de matérias-primas virgens;

    – Reciclagem economiza energia elétrica;

    – Reciclagem proporciona geração de riqueza;

    – Reciclagem propicia a geração de inúmeros empregos.

     

    Quais materiais são encontrados no lixo comum, mas que podem ser reciclados?

    • Plásticos
    - Garrafas, embalagens de produtos de limpeza
    - Potes de cremes, xampus
    - Tubos e canos
    - Brinquedos
    - Sacos, sacolas e saquinhos de leite
    - Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)

    • Alumínio
    - Latinhas de cerveja e refrigerante
    - Esquadrias e molduras de quadros

    • Metais ferrosos
    - Molas e latas

    • Papel e papelão
    - Jornais, revistas, impressos em geral
    - Caixas de papelão
    - Embalagens longa-vida

    • Vidro
    - Frascos, garrafas
    - Vidros de conserva. Materiais não recicláveis
    - Cerâmicas
    - Vidros pirex e similares
    - Acrílico

    Pontos de Entrega Voluntária (PEV)
    Além da coleta porta a porta, a Prefeitura conta também com alguns pontos de coleta de lixos como a Praça Salvador Ferreira.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis. 

    Texto: Andy Petrowick Dias

    Foto: Andy Petrowick Dias

  • 14/03/2019 - COPA SUZANÁPOLIS DE FUTEBOL DE CATEGORIA DE BASE ACONTECE NESTE SUZANÁPOLIS

    VEM AI A 1° COPA SUZANÁPOLIS DE FUTEBOL CATEGORIA DE BASE.
          O departamento de Esportes, lazer e turismo promove mais um evento esportivo no município de Suzanápolis, a primeira edição da  Copa Suzanápolis de Categoria de Base acontece neste sábado no Estádio Municipal Gervasio Durigan, sempre aos sábados pela manhã. 
         Ao todo serão seis cidades da região noroeste que vão participar da copa, são elas Aparecida D`Oeste, São Francisco , Marinópolis, Rubinéia, Pereira Barreto e Suzanápolis, todas referentes a categoria de base, Veja a classificação das categorias. 
    2003-2004: Dentão 
    2005-2006: Dentinho 
    2007-2008: Dente de leite
        Segundo o secretario de esportes, lazer e turismo Diego da Silva Sergio a realização desse evento esportivo no município, “é importantíssimo principalmente para o jovens que vão disputar a copa, vamos valorizar os talentos esportivos do município”. A prefeitura de Suzanápolis valoriza o esporte suzanapolense e convida toda população para prestigiar o primeiro dia da competição que ocorre a partir das oito e meia da manhã. O jogo será entre Aparecida D’Oeste X Suzanápolis na Categoria sub 11,13,15. O evento tem o apoio do comercio local.

  • 11/03/2019 - COMUNICADO DA JUSTIÇA ELEITORAL

    ATENÇÃO: ELEITORES QUE DEIXARAM DE VOTAR NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES

    Compareçam no cartório eleitoral até o dia 06 de maio e evitem o cancelamento do título de eleitor e o bloqueio do CPF.

    Novo horário de atendimento do cartório: dás 09 às 18:30h.

  • 26/02/2019 - ESPETÁCULO DO CIRCO MILY É DE GRAÇA PARA A POPULAÇÃO HOJE.

                                    Espetáculo do circo mily é gratuito hoje para a população.

        A Prefeitura Municipal de Suzanápolis convida toda comunidade para prestigiar o espetáculo circense “do circo Mily”, que será apresentado hoje, dia 26 de fevereiro às 20h30, na Avenida Antonio Jesus Pastorelli. O espetáculo será apresentado de forma gratuita à população e é direcionado ao público de todas as idades. O intuito do prefeito é dar acesso a cultura a todas as pessoas do município e valorizar a arte do circo.

       São varias atrações que serão apresentadas pelo circo, entre elas a galinha pintadinha para as crianças, transformes, o aterrorizante globo da morte, é claro as palhaçadas dos palhaços, essa atrapalhada e divertida audição fará o público de todas as idades rir e se emocionar, relembrando, revivendo ou conhecendo pela primeira vez as velhas e marcantes esquetes da arte circense brasileira.

       O Prefeito Valter Crusca convida a todos para prestigiar o espetáculo. “Esse é um espetáculo muito divertido, não só para as crianças, mas também para os jovens, adultos e idosos que terão a oportunidade de voltar ao tempo de reviver a magia do circo.
    Todos estão convidados e a entrada é franca. É só chegar ao local e assistir”, disse o prefeito. Duração 50 minutos.

    Serviço:
    Apresentação do Circo Mily
    Local: Avenida Antonio Jesus Pastorelli
    Classificação indicativa: Livre
    Entrada: gratuita

  • 25/02/2019 - PREFEITO VALTER SE ENCONTRA COM SECRETÁRIO DE HABITAÇÃO DO ESTADO E COM O PRESIDENTE DA CDHU E PEDE AGILIDADE NO INICIO DA CONSTRUÇÃO DAS 168 CASAS EM SUZANÁPOLIS.

        O prefeito Municipal de Suzanápolis Valter Crusca Lourenço esteve presente semana passada, em São Paulo em busca de respostas e cobrar soluções sobre o andamento do inicio da construção das 168 casas de habitação, que será construída em nosso município e vai poder ajudar centenas de famílias, com a tão sonhada casa própria. O prefeito mais uma vez se empenhou em pedir agilidade para o inicio da construção e salientou aos responsáveis a importância das casas ao povo que ele representa.
         “ O sonho da casa própria fica mais perto de se tornar realidade. Depois de tanta luta, vamos respirar aliviados!” tudo vai da certo" conclui o prefeito em entrevista.
    No encontro realizado na sede da CDHU, o presidente da CDHU- Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano Eduardo Velucci disse que em breve será iniciado a construção, e Suzanápolis está entre outras quatro cidades do estado que a liberação foi autorizada pelo atual governador João Doria (PSDB). E nosso município será um dos primeiros a iniciar a obra. Participaram da reunião com o chefe do executivo o secretario de habitação do governo de São Paulo - Flavio Amary e Marcelo Hercolin – Diretor de Atendimento Habitacional.