Fique por dentro das notícias de Suzanápolis, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 18/03/2019 - Políticas públicas para idosos serão discutidas em conferência municipal.

    Políticas públicas para idosos serão discutidas em conferência municipal.

          Idosos, conselheiros e representantes do poder público e comunidade vão se reunir no dia 27 de Março de 2018  as nove horas da manhã no salão da terceira idade para discutir eixos da política pública na II Conferência Municipal  do Idoso. O evento tem como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.   

    “A conferência é um momento importante, vamos reunir uma grande parte de representantes da sociedade, “O nosso desejo é que a pessoa idosa seja respeitada e tratada como ela merece”. Destaca a Secretária da Assistência Social Mirian Pereira Jolvino.

    A prefeitura municipal de Suzanápolis valoriza a sua população idosa, prestando serviços de qualidade, entre eles se destaca o programa Viva Leite Idoso, Aulas de Dança de Salão, Ginástica da Melhor Idade, oficinas de artesanato oferecidas pelo CRAS, Aulas de informática, carteira do Idoso interestadual, além de reuniões socieducativas.   

  • 15/03/2019 - Lixo Zero: lixo se transforma em meio de sobrevivência e reciclagem em Suzanápolis.

    Lixo Zero: lixo se transforma em meio de sobrevivência e reciclagem em Suzanápolis.

          A dispersão inadequada do lixo no meio ambiente é um dos grandes problemas que afetam o mundo na atualidade. A destinação inadequada do lixo ainda é uma realidade comum na maioria dos municípios brasileiros e em Suzanápolis não é diferente. Grande parte dos resíduos produzidos, seja em residências, seja em instituições, não recebe o devido tratamento, o que acaba impedindo a seleção e separação para posterior reciclagem. Assim, o custo para que se encaminhe a aterros sanitários adequados é altíssimo. A Prefeitura de Suzanápolis vem mudando isso alguns anos e quer mudar essa realidade ainda mais e por isso, irá intensificar as ações de promoção sobre a importância do tratamento dado aos resíduos. Ações educativas e uma campanha sobre reciclagem será lançada em breve pela administração por meio de interlocutores do município verde azul e pelo departamento de Educação e Cultura.

        O Departamento de Comunicação fez uma matéria especial para mostrar a importância do projeto de reciclagem no município que se destaca já alguns anos e vem trazendo pontos positivos. Ao todo cerca de cinco famílias são beneficiadas em Suzanápolis com o projeto, que tem como objetivo a mudança de hábitos culturais e minimizar a redução do acúmulo de lixo disposto no meio ambiente. Segundo José Carlos  responsável pelo projeto de reciclagem a grande parte do lixo que chega ao local não é descartado no aterro, se isso ocorresse teria que comprar outra propriedade para descartar o lixo. “A maioria do lixo que chega até aqui, estamos reciclando, além de ajudar na geração de empregos, no momento são cinco famílias que estão sendo tendo oportunidades  no projeto, no futuro isso pode crescer ainda mais”. Comenta José Carlos.

         Reciclagem é a atividade de recuperação e revalorização da matéria-prima descartada, que se transforma em um novo produto, retornando ao ciclo de produção.

    José Carlos comenta ainda a importância dos materiais serem separados, o processo é eficaz e tudo é separado, exemplo são as garrafas pets. Além disso, muita coisa é reaproveitada.

       Entendam como ocorre o processo no centro de reciclagem, os resíduos provenientes são:

    1. Separados por tipos: Plástico / Papel / Vidros / Metais
    2. São prensados e enfardados,
    3. Após o beneficiamento, os fardos de resíduos recicláveis são vendidos para empresas recicladoras

     

    1. Como participar da coleta seletiva?
      Reserve apenas os materiais recicláveis como: papel, plástico, vidro e metais. Bem acondicionados, e disponibilize-os até duas horas antes do horário previsto para a coleta.

         Dicas de como separar os materiais para coleta diferenciada:

    1. - Plástico: Lave-os para que não sobre restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as;
      - Vidros: Lave-os e retire as tampas;
      - Metais: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento;
      - Papéis: Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
    2. Informações importantes
      - Nunca mande pela coleta seletiva outros itens que não sejam papel, plástico, vidro e metais;
      - No caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes ao coletor;
      - Procure enviar os produtos sempre soltos, sem nenhum material dentro, em uma sacola.
      - No caso de muitos itens, opte por abrir as caixas e reduzir o espaço, como embalagens longa vida que podem ser compactadas.

     

        A reciclagem é uma atividade econômica com muitos benefícios ambientais, mas para que ocorra com eficiência, é necessário que três etapas aconteçam:

    Recuperação

    As embalagens e resíduos que descartamos todos os dias precisam de um destino correto para que sejam tratados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. É fundamental separar os resíduos sólidos dos orgânicos e dos sanitários. Dessa forma, os recicláveis não são contaminados e têm mais valor, viabilizando e barateando a reciclagem.

    Pense um pouco: compramos, usamos e descartamos continuamente. Precisamos ter responsabilidade sobre os produtos que adquirimos e principalmente sobre o destino que damos a eles, para que retornem a esse nosso ciclo infinito de consumo.

    Muitos recicladores são forçados a dispensar resíduos pós-consumo contaminados, dando preferência aos resíduos pós-industriais, porque estes não foram contaminados em um descarte incorreto, portanto aptos a ser reciclados, se transformando em um produto de qualidade.

    Destinando corretamente para a coleta seletiva, todo o trabalho posterior é facilitado, pois a matéria-prima reciclável ainda precisa ser separada por tipo, por cor e por todos os critérios válidos para se manter a mais próxima possível da original. Após a triagem, os recicláveis ainda precisam ser prensados e enfardados para ocupar menos espaço e para que possam ser transportados.

    Revalorização

    Garrafas de plástico são moídas, voltando a ser grãos como a matéria-prima original do plástico. Papéis são triturados e misturados com água até se parecerem com pasta de celulose. Metais e vidros são derretidos, ficando  prontos para fundição. A revalorização pode ser feita de muitas formas, de acordo com o material e a finalidade que se quer dar a ele.

    São processos industriais, que precisam de muitas toneladas de matéria-prima para viabilizar economicamente máquinas, equipamentos e profissionais.

    Transformação

    Com os materiais prontos, é possível fabricar um novo produto, fechando o ciclo da reciclagem.

    Então voltamos ao início

    Como indivíduos, precisamos nos envolver na etapa que nos compete, que é a separação dos nossos resíduos para a coleta seletiva, procedimento fundamental para a obtenção de um produto reciclado tão bom quanto o original. Se fizermos a separação eficaz em casa, no nosso trabalho, em nossa comunidade, temos os seguintes benefícios:

    – Uma quantidade menor de resíduos irá para aterros e lixões. Estes então terão seu tempo de vida aumentado;

    – Resíduos descartados corretamente não contaminam o solo e as águas;

    – Resíduos descartados corretamente ajudam na limpeza e higiene das cidades;

    – A coleta seletiva adequada facilita o processo, barateando o custo dos reciclados;

    – Reciclagem retarda a escassez de matérias-primas virgens;

    – Reciclagem economiza energia elétrica;

    – Reciclagem proporciona geração de riqueza;

    – Reciclagem propicia a geração de inúmeros empregos.

     

    Quais materiais são encontrados no lixo comum, mas que podem ser reciclados?

    • Plásticos
    - Garrafas, embalagens de produtos de limpeza
    - Potes de cremes, xampus
    - Tubos e canos
    - Brinquedos
    - Sacos, sacolas e saquinhos de leite
    - Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)

    • Alumínio
    - Latinhas de cerveja e refrigerante
    - Esquadrias e molduras de quadros

    • Metais ferrosos
    - Molas e latas

    • Papel e papelão
    - Jornais, revistas, impressos em geral
    - Caixas de papelão
    - Embalagens longa-vida

    • Vidro
    - Frascos, garrafas
    - Vidros de conserva. Materiais não recicláveis
    - Cerâmicas
    - Vidros pirex e similares
    - Acrílico

    Pontos de Entrega Voluntária (PEV)
    Além da coleta porta a porta, a Prefeitura conta também com alguns pontos de coleta de lixos como a Praça Salvador Ferreira.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis. 

    Texto: Andy Petrowick Dias

    Foto: Andy Petrowick Dias

  • 14/03/2019 - COPA SUZANÁPOLIS DE FUTEBOL DE CATEGORIA DE BASE ACONTECE NESTE SUZANÁPOLIS

    VEM AI A 1° COPA SUZANÁPOLIS DE FUTEBOL CATEGORIA DE BASE.
          O departamento de Esportes, lazer e turismo promove mais um evento esportivo no município de Suzanápolis, a primeira edição da  Copa Suzanápolis de Categoria de Base acontece neste sábado no Estádio Municipal Gervasio Durigan, sempre aos sábados pela manhã. 
         Ao todo serão seis cidades da região noroeste que vão participar da copa, são elas Aparecida D`Oeste, São Francisco , Marinópolis, Rubinéia, Pereira Barreto e Suzanápolis, todas referentes a categoria de base, Veja a classificação das categorias. 
    2003-2004: Dentão 
    2005-2006: Dentinho 
    2007-2008: Dente de leite
        Segundo o secretario de esportes, lazer e turismo Diego da Silva Sergio a realização desse evento esportivo no município, “é importantíssimo principalmente para o jovens que vão disputar a copa, vamos valorizar os talentos esportivos do município”. A prefeitura de Suzanápolis valoriza o esporte suzanapolense e convida toda população para prestigiar o primeiro dia da competição que ocorre a partir das oito e meia da manhã. O jogo será entre Aparecida D’Oeste X Suzanápolis na Categoria sub 11,13,15. O evento tem o apoio do comercio local.

  • 11/03/2019 - COMUNICADO DA JUSTIÇA ELEITORAL

    ATENÇÃO: ELEITORES QUE DEIXARAM DE VOTAR NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES

    Compareçam no cartório eleitoral até o dia 06 de maio e evitem o cancelamento do título de eleitor e o bloqueio do CPF.

    Novo horário de atendimento do cartório: dás 09 às 18:30h.

  • 26/02/2019 - ESPETÁCULO DO CIRCO MILY É DE GRAÇA PARA A POPULAÇÃO HOJE.

                                    Espetáculo do circo mily é gratuito hoje para a população.

        A Prefeitura Municipal de Suzanápolis convida toda comunidade para prestigiar o espetáculo circense “do circo Mily”, que será apresentado hoje, dia 26 de fevereiro às 20h30, na Avenida Antonio Jesus Pastorelli. O espetáculo será apresentado de forma gratuita à população e é direcionado ao público de todas as idades. O intuito do prefeito é dar acesso a cultura a todas as pessoas do município e valorizar a arte do circo.

       São varias atrações que serão apresentadas pelo circo, entre elas a galinha pintadinha para as crianças, transformes, o aterrorizante globo da morte, é claro as palhaçadas dos palhaços, essa atrapalhada e divertida audição fará o público de todas as idades rir e se emocionar, relembrando, revivendo ou conhecendo pela primeira vez as velhas e marcantes esquetes da arte circense brasileira.

       O Prefeito Valter Crusca convida a todos para prestigiar o espetáculo. “Esse é um espetáculo muito divertido, não só para as crianças, mas também para os jovens, adultos e idosos que terão a oportunidade de voltar ao tempo de reviver a magia do circo.
    Todos estão convidados e a entrada é franca. É só chegar ao local e assistir”, disse o prefeito. Duração 50 minutos.

    Serviço:
    Apresentação do Circo Mily
    Local: Avenida Antonio Jesus Pastorelli
    Classificação indicativa: Livre
    Entrada: gratuita

  • 25/02/2019 - PREFEITO VALTER SE ENCONTRA COM SECRETÁRIO DE HABITAÇÃO DO ESTADO E COM O PRESIDENTE DA CDHU E PEDE AGILIDADE NO INICIO DA CONSTRUÇÃO DAS 168 CASAS EM SUZANÁPOLIS.

        O prefeito Municipal de Suzanápolis Valter Crusca Lourenço esteve presente semana passada, em São Paulo em busca de respostas e cobrar soluções sobre o andamento do inicio da construção das 168 casas de habitação, que será construída em nosso município e vai poder ajudar centenas de famílias, com a tão sonhada casa própria. O prefeito mais uma vez se empenhou em pedir agilidade para o inicio da construção e salientou aos responsáveis a importância das casas ao povo que ele representa.
         “ O sonho da casa própria fica mais perto de se tornar realidade. Depois de tanta luta, vamos respirar aliviados!” tudo vai da certo" conclui o prefeito em entrevista.
    No encontro realizado na sede da CDHU, o presidente da CDHU- Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano Eduardo Velucci disse que em breve será iniciado a construção, e Suzanápolis está entre outras quatro cidades do estado que a liberação foi autorizada pelo atual governador João Doria (PSDB). E nosso município será um dos primeiros a iniciar a obra. Participaram da reunião com o chefe do executivo o secretario de habitação do governo de São Paulo - Flavio Amary e Marcelo Hercolin – Diretor de Atendimento Habitacional.

                   

  • 25/02/2019 - PREFEITO DE SUZANÁPOLIS REIVINDICA RECURSOS AO DEPUTADO ESTADUAL ITAMAR BORGES.

    PREFEITO DE SUZANÁPOLIS REIVINDICA RECURSOS AO DEPUTADO ESTADUAL ITAMAR BORGES.

        O Prefeito Municipal Valter Crusca esteve em São Paulo na última semana em diversos setores do governo em busca de recursos para serem investidos em nosso Município. Em uma de suas visitas até a capital do estado, o prefeito se encontrou com o deputado estadual Itamar Borges, deputado atuante em nosso município, Itamar Borges (MDB) recentemente destinou a Suzanápolis recursos no valor de R$ 70.000 reais para investimentos na área da saúde.
           Em seu gabinete Itamar recebeu o chefe do executivo, Valter entregou nas mãos do deputado uma emenda de R$250 mil reais que será investida na infra-estrutura de Suzanápolis. O Deputado se comprometeu em trazer esse beneficio para o nosso município, vamos torcer.
         O prefeito em entrevista disse. “A receptividade do deputado foi excelente, ele se mostrou muito disposto a ajudar nosso município. vamos conquistar com a graça de Deus recursos que será destinado a obras de infra-estrutura e melhorias para o município, visando uma cidade sempre melhor.
         O deputado estadual Itamar Borges colocou o gabinete a disposição das autoridades de Suzanápolis e fez compromisso de se empenhar na conquistas de recursos que beneficiarão a população da cidade, como já faz.
       Valter continua em busca de novos recursos para o nosso município.

                  Assessoria de Comunicação e Imprensa.
                  Texto: Andy Petrowick Dias

  • 14/02/2019 - Suzanápolis integra grupos de prefeituras que estão realizando coleta de lixo eletrônico.

    Suzanápolis integra grupos de prefeituras que estão realizando coleta de lixo eletrônico.

     

         A Prefeitura Municipal de Suzanápolis juntamente com outros municípios do extremo noroeste paulista se reuniram em um grupo, para  promover ações para recolher o lixo eletrônico de seus munícipes, as prefeituras estão disponibilizando nos prédios públicos municipais e em alguns pontos estratégicos, pontos de coleta adequados de pilhas e baterias.

       Os quinze municípios participantes desse grupo são: Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guzolândia, Ilha Solteira, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Pereira Barreto, Sebastianópolis do Sul, Sud Mennucci e Suzanápolis.

       Em Suzanápolis, a população pode descartar pilhas e baterias (que não sejam de veículos automotores) na casa da agricultura e também no Paço Municipal “Francisco Vidotti”, a sede da Prefeitura Municipal. A ação de coleta de pilhas e bateria encerra nesta quinta-feira, dia 14.

        Após reunir todo o material coletado, as prefeituras irão encaminhar o montante para a empresa Cooperlagos, localizada em São José do Rio Preto, que irá fazer todo o processamento dessas pilhas e baterias, e depois levar o material à empresas para ser reaproveitado.

     

  • 08/02/2019 - VAMOS DAR UM BASTA NESTE MOSQUITO, ATITUDES SIMPLES AJUDAM A ELIMINAR OS CRIADOUROS. NÃO DEIXE ÁGUA PARADA EM LUGAR NENHUM,

         Suzanápolis esta em 'situação de alerta' para dengue

        Dados da secretaria de saúde apontam que o município de Suzanápolis do final de 2018 até agora já registrou 72 casos da doença, avaliação preocupante já que o município tem uma população estimada em 3.383 habitantes, dados do último censo registrado.  O combate contra a doença vem sendo intensificado no município, a prefeitura  está realizando vários ações confira.

         Uma delas foi nos últimos dias  com a aplicação de fumacê contra o mosquito em parceria com a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemia),reuniões e estratégias com a secretaria de comunicação foram feitas no intuito de orientar a população sobre o perigo da doença. As agentes de saúde estão indo de casa em casa orientar a população sobre o perigo da dengue, outras ações como a fiscalização de casa em casa para encontrar criadouros, a aplicação de veneno nos pontos apontados de risco no município também estão sendo feitos. A secretaria de saúde está fazendo a sua parte e pede que a população faça a sua também como limpando os quintais, eliminando os criadouros, entre outras ações.

       Até o momento o município registra 66 casos da doença e 140 notificações, municípios vizinhos já enfrentam uma epidemia dengue é o caso de Andradina um levantamento  feito por lá aponta 1.737 casos só neste ano, 400 a mais do que o último balanço divulgado há uma semana. Ilha Solteira e Pereira Barreto também enfrentam a epidemia da doença. VAMOS DAR UM BASTA NESTE MOSQUITO, ATITUDES SIMPLES AJUDAM A ELIMINAR OS CRIADOUROS.
    NÃO DEIXE ÁGUA PARADA EM LUGAR NENHUM,

    Confira algumas informações importantes sobre a doença, como a prevenção e os sintomas da dengue.

    Alerta

    Os principais "sinais de alerta" da doença são dor intensa na barriga, sinais de desmaio, náusea que impede a pessoa de se hidratar pela boca, falta de ar, tosse seca, fezes pretas e sangramento. É essencial fazer tanto um diagnóstico clínico – que avalia os sintomas – como o exame laboratorial de sorologia, que verifica a contagem de hematócritos e plaquetas no sangue.

    Diagnóstico precoce

        É essencial fazer tanto um diagnóstico clínico – que avalia os sintomas – como o exame laboratorial de sorologia, que verifica a contagem de hematócritos e plaquetas no sangue.

          A contagem de hematócritos acima do normal e de plaquetas abaixo de 50 mil por milímetro cúbico de sangue pode ser um indício de dengue.

        Os principais "sinais de alerta" da doença são dor intensa na barriga, sinais de desmaio, náusea que impede a pessoa de se hidratar pela boca, falta de ar, tosse seca, fezes pretas e sangramento.

    Período crítico

        O período crítico da doença é quando a febre do paciente diminui. Se a febre passar e o paciente  tiver muita dor na barriga, ele está num estado grave mesmo sem sangramento. Esse poder ser um problema no atendimento primário nos hospitais porque geralmente as pessoas com febre são atendidas prioritariamente.

          Ao passar a febre, a pessoa pensa que está curada, mas pode apresentar queda brusca de pressão, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. O número de plaquetas no sangue ainda continua baixo e, por isso, é preciso continuar o tratamento.

        O monitoramento clínico e laboratorial precisa ser constante, principalmente 72 horas após o período de febre. A complicação maior acontece no quinto dia da doença. O paciente deve fazer pelo menos três exames de sangue: no início da dengue, depois da febre e uma terceira vez para ver se as plaquetas já voltaram ao normal.

    Tratamento

          A hidratação do paciente é parte importante do tratamento, pois a dengue é uma doença que faz a pessoa perder muito líquido. Por isso, é preciso beber muita água, suco ou isotônicos.

          Bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes, devem ser evitadas.

    Não existe um medicamento específico para a doença. A medicação serve basicamente para aliviar os sintomas.

     

     

  • 07/02/2019 - CAMPEONATO DE FUTEBOL DE FÉRIAS ARRECADA MAIS DE 20 CESTAS BÁSICAS PARA FAMÍLIAS CARENTES E CONSAGRA O ESPORTE CLUBE TREZE DE JUNHO NA CATEGORIA LIVRE E CLUBE DOS TRINTA B NA CATEGORIA VETERANO COMO C

       O Tradicional campeonato municipal de férias beneficente que este ano completou 10 anos de muita bola na rede, encerrou com chave de ouro na última quinta-feira (31) e no sábado (02) de fevereiro em Suzanápolis. Centenas de pessoas compareceram ao estádio Gervásio Durigan para acompanhar a final do campeonato, que contou com a participação de dez times da cidade. Quem levou a melhor na última quinta na categoria veterano foi o time Clube dos trinta B, veja alguns resultados, como artilheiro do campeonato na categoria veterano Silvio trindade levou a melhor, o goleiro menos vazado ficou a cargo do goleiro Andre Amorim. O time clube dos trinta B venceu a disputa contra o time Clube dos trinta A, no resultados de partida 2X1. 
    No sábado, último dia de disputa no campeonato de futebol beneficente, na categoria livre o time Esporte Clube Treze de Junho levou a melhor contra o time Salóme Pró Contábil , em uma disputa eletrizante, veja o resultados 0x2. O goleiro menos vazado da competição foi o goleiro Ivan Ramalho, Lucas Assis levou o melhor como artilheiro do campeonato. 
          O jogo foi disputado, e a cada lance, a grande torcida presente empurrava as equipes. Era um gol pra cada lado, muita euforia e até nervosismo, até sair os grandes campeões do evento, que fizeram muita festa e até churrasco para comemorar o titulo.
    Com intuito de promover a solidariedade o campeonato Municipal Beneficente de férias arrecadou através das 10 equipes que participaram do evento esportivo, cerca de 20 cestas básicas que serão entregues as famílias carentes do município com a parceria da assistência social e comunidade.
         Com premiação de mil reais doada pelo comercio Local e dividida entre as categorias veterano e livre.
         Em nota o secretário de esportes, lazer e turismo Diego da Silva Sergio disse em entrevista que ao arrecadar alimentos muitas famílias serão ajudadas "Estou muito feliz e agradeço as equipes que participaram do evento esportivo e a população que marcou presença em todas as partidas realizadas no estádio". Concluiu. 
        O prefeito Municipal Valter Crusca Lourenço que participou da festividade esportiva e amante de futebol, avaliou como positiva a atividade esportiva, e se sentiu satisfeito com o incentivo do futebol que acontece em nosso município. Participaram também do evento como uma partida especial e amistosa os futuros jogadores de nossa cidade, os talentos natos são eles a escolinha de futebol Amigos da Bola e Escolinha treze de junho que deram um show em campo contra os times convidados da região. 
    Texto: Andy Petrowick Dias 
    Fotos: Esporte
    Assessoria de Comunicação e Imprensa.