Fique por dentro das notícias de Suzanápolis, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 10/01/2020 - Novas conselheiras Tutelares tomam posse em Suzanápolis.

     

    Novas conselheiras Tutelares tomam posse em Suzanápolis.

     

    As novas conselheiras terão a missão de garantir os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes de Suzanápolis para que sejam preservados e pautados de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e legislações correlatas.

     

     

    As novas conselheiras tutelares do município de Suzanápolis tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 10, em cerimônia às 9h15 no Paço Municipal “Francisco Vidotti” São 5 pessoas da sociedade que foram eleitas em 6 de outubro de 2019, e atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Suzanápolis entre 2020 e 2024. Elas começam a trabalhar na próxima segunda-feira, 13, na unidade do Conselho Tutelar da cidade. A realização é da Prefeitura de Suzanápolis e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

     

    Na Solenidade de posse das novas conselheiras tutelares estiveram presentes o Prefeito Municipal Valter Crusca Lourenço, a Secretaria de Assistência Social Mirian Pereira Jolvino, o membro e assessor de Gabinete Renato Veiga e a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) Márcia Rover.

     

    O trabalho dos conselheiros é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estão sendo ameaçados ou violados — seja pela sociedade ou pelo Estado, pela família ou pelo responsável (em casos de violência, abuso ou negligência), ou em razão de sua própria conduta (quando se trata de um jovem infrator ou de usuários de drogas ou álcool). Os direitos são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

     

    As novas conselheiras tutelares do município de Suzanápolis são:

    Cleonice da Silva Paes dos Santos

    Larissa Natércia Chiqueto

    Aline de Souza Matos Diana

    Luciana Aparecida Silva Belancieri Vieira

    Jéssica de Melo da Silva

  • 07/01/2020 - Esporte Clube Treze de Junho é Tricampeão do Campeonato Municipal de futebol beneficente em Suzanápolis.

    Esporte Clube Treze de Junho é Tricampeão do Campeonato Municipal de futebol beneficente em Suzanápolis.

    Evento esportivo foi encerrado no último domingo no Estadio Municipal Gervásio Durigan. “Esporte Clube Treze de Junho”, levou o título de campeão com o placar de 4×0 contra o adversário “Resenha Futebol clube” vice- campeão do campeonato.

    Após um mês de disputa, chegou ao fim no último domingo (05) a edição 2019 do Campeonato Municipal beneficente. O campeonato é um dos tradicionais eventos esportivos do município. A competição é organizada pela Prefeitura Municipal por meio do Departamento Municipal de Esportes, Lazer e Turismo e teve o apoio da Câmara Municipal e Comercio Local.

    No Primeiro jogo, a escolinha de futebol Amigos da Bola realizou uma apresentação, o projeto desenvolvido com crianças do Município, tem o intuito de levar a importância do futebol, além melhorar o comportamento tanto dentro quanto fora da sala de aula dos alunos e com a família, o projeto é coordenado pelo Vereador Cezar Porto.

    Em seguida, foi realizada a grande decisão do 11° Campeonato Municipal de Futebol Beneficente 2019, definiu a 1ª e a 2ª colocação no campeonato.

    Em um jogo cheio de emoções e uma disputa acirrada, o time que levou a melhor foi o “ Esporte Clube Treze de Junho ”, que levou o título de campeão com o placar de 4×0 contra o adversário “Resenha Futebol clube” vice- campeão do campeonato.

    Após os jogos, houve uma cerimônia de premiação com troféus e medalhas aos primeiros colocados, bem como aos jogadores destaque. Levou o troféu de “Goleiro Menos Vazado”, o atleta Ivan Ramalho. O título de “Artilheiro” do Campeonato ficou com o atleta Gustavo Soteldo. Ambos do time Esporte Clube Treze de Junho.

    A competição que envolveu 5 equipes na categoria livre foi disputada todo final de semana do mês de dezembro, o evento esportivo foi realizado no Estádio Municipal Gervásio Durigan . Segundo o Departamento de Esportes, Lazer e Turismo, o campeonato municipal beneficente de futebol tem uma missão social, principalmente em ajudar as famílias carentes do município, no último campeonato realizado em 2018, cerca de 20 cestas básicas foram distribuídas as famílias carentes.

    “Todos os atletas e profissionais que atuaram no Campeonato merecem os aplausos da torcida e nosso agradecimento pela garra e dedicação para evidenciar o futebol em nossa Estância. Contem conosco para juntos fortalecermos a cada dia mais o esporte”, disse o prefeito Valter Crusca Lourenço.

    O Esporte Clube Treze de Junho se consagrou tricampeão da competição, com estádio lotado, levando a torcida à loucura. O time foi destaque depois de várias partidas e muita expectativa em relação ao Campeonato Municipal de Futebol.

    “Jogar em casa tendo o apoio da sua torcida foi combustível para alimentar a vontade de vencer e correr em busca do título” relata um dos jogadores do time tricampeão.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa.

  • 19/12/2019 - Prefeito assina convênio com o governo estadual para construção de nova ciclovia com 2 km de extensão em Suzanápolis.

    Prefeito assina convênio com o governo estadual para construção de nova ciclovia com 2 km de extensão em Suzanápolis.

    Nesta quarta-feira (18), em São Paulo, o Prefeito Valter Crusca Lourenço participou do 2º Seminário de Gestão Pública, evento realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional. O Governador João Doria fez a abertura oficial do evento e a autorização digital de cerca de R$ 380 milhões de reais em recursos para municípios Paulistas, entre eles o Município de Suzanápolis.

    O prefeito Valter Crusca Lourenço assinou um convênio com o Governo Estadual no valor de R$ 200 mil reais destinados a construção de uma nova ciclovia ao longo da Vicinal Dirceu Ferreira. Na oportunidade, também foram apresentados novos projetos de desenvolvimento urbano ao governador e também suscitada a necessidade da continuidade de emendas parlamentares já conquistadas para o município.
    Com esta obra a Prefeitura vai atender uma antiga solicitação dos moradores de Suzanápolis, praticantes de atividades físicas como caminhada e ciclismo, trazendo mais segurança e conforto a população.

    O Prefeito Valter Crusca Lourenço ressaltou a importância da ciclovia para os moradores e também do ponto de vista urbanístico e de saúde pública. “Esse é um dia histórico para nós, é uma antiga reivindicação que está sendo atendida, a construção de uma nova ciclovia em Suzanápolis, uma realização que trará grande benefício aos adeptos do esporte e contribuirá e muito para a segurança, posto que trará grande e significativa melhora, além, é claro, de embelezar nosso município”.

    O Prefeito destaca que a nova ciclovia é um presente de natal para a população de Suzanápolis, junto com as festividades de final de ano no Município.

    A nova ciclovia será implantada em Suzanápolis com 2 km extensão, a obra começará a ser executada no primeiro semestre de 2020.

    A cidade Avança, cuidando de você.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa.

  • 10/12/2019 - Centro Complementar Vovô Rosa realiza exposição artesanal e apresentações culturais em Suzanápolis.

    Centro Complementar Vovô Rosa realiza exposição artesanal e apresentações culturais em Suzanápolis.

    Exposição de telas e apresentações culturais abrilhantaram a noite em Suzanápolis.

    A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou na última sexta-feira (06) a exposição artesanal dos trabalhos feitos pelos alunos do Centro Complementar Vovô Rosa e encerramento das atividades do Projeto Música na Escola. O evento cultural realizado em frente à Praça Salvador Ferreira de Souza, contou com apresentações de danças dos alunos.
    A exposição oferecida ao público contou com pinturas em telas, decoração em caixas de mdf, panos de prato, entre outros trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas no Centro Complementar Vovô Rosa.

    “Os trabalhos foram feitos com muito carinho e dedicação por todas essas crianças todos esses trabalhos da exposição foram feito dentro da unidade, nossa intenção é divulgar para a nossa população a criatividade delas. Todas ficaram muito animadas e se sentindo valorizadas com esse evento e esperamos proporcionar outras edições”, afirma Paula Rosa coordenadora do Centro Complementar Vovô Rosa.
    O Centro Complementar Vovô Rosa é um projeto educacional e cultural, desenvolvido pela Prefeitura de Suzanápolis, através da Secretaria de Educação e Cultura e visa o atendimento de diversas crianças nas áreas de artesanato, musica, dança, esportes, informática, aulas de inglês e reforços.

    A exposição artesanal e as apresentações das crianças como a dança e música contou com a participação do Prefeito Valter Crusca Lourenço, da Primeira-dama Olinda Rosa, da Secretaria de Educação e Cultura Simone de Fátima Barbosa, responsáveis pelos alunos e comunidade suzanapolense.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa

  • 03/12/2019 - Governo Municipal inaugura decoração natalina em Suzanápolis.

    Governo Municipal inaugura decoração natalina em Suzanápolis.

    A Prefeitura de Suzanápolis inaugurou no último sábado, dia 30 de Novembro, a decoração natalina “Sonho de Natal”. A cerimônia, realizada na Praça Salvador Ferreira de Souza, contou com a presença do Prefeito Valter Crusca Lourenço, da Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Olinda Rosa, da Coordenadora e Vice- Presidente do fundo Social de Solidariedade Angela Cristina, do Coordenador do Projeto da Decoração Natalina Danilo Cesar Fernandes. O acendimento de iluminação especial aconteceu logo em seguida após pronunciamento do Prefeito e do coordenador do projeto sobre a decoração natalina que encantou a todos.

    Os locais foram decorados com luzes e com garrafas Pets, Os preparativos da decoração tiveram início há pouco menos de três meses e envolveram de dezenas servidores municipais e colaboradores que trabalharam na confecção, iluminação, montagem, pinturas e na arrumação das praças e avenidas A decoração foi instalada nas praças Salvador Ferreira de Souza, Praça do Bairro São Jorge, na Av. Antonio Jesus Pastorelli, Avenida Primeiro de Maio,e na frente da Prefeitura Municipal, a decoração é formada pelos tradicionais bonecos de neves, velas, presépio, casinha do Papai Noel, arvore de natal de led e guirlandas, todos feitos com a reutilização de garrafas Pets e outros matérias que foram reaproveitados.

    “A ideia é resgatar na cidade a questão de enfeitar alguns pontos e também o verdadeiro sentido do Natal, que é o amor, fraternidade e solidariedade”, destaca Danilo Cezar Fernandes Coordenador do projeto.

    Ele lembra ainda que a intenção é levar momentos de lazer e entretenimento à população, além de incentivar o comércio do município. “Gostaria que houvesse um envolvimento de todos, para que nosso propósito ficasse ainda mais bonito. Espero que a população entre no clima e também enfeite suas casas.”
    “A nossa vontade era enfeitar a cidade toda, mas como não é possível, tentamos fazer o melhor para deixar a cidade mais bonita, pois a época pede isso. Essa decoração foi feita com muito carinho, com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e iluminada, além de acender nas pessoas o verdadeiro significado do Natal”, comentou o Prefeito Valter Crusca.
    A decoração agradou o público presente, a árvore natalina montada em led foi o grande destaque da noite, além da casa do Papai do Noel.

    Os espaços ficarão decorados e iluminados, disponíveis para visitação até o começo do mês de Janeiro em Suzanápolis.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa.

  • 03/12/2019 - PROERD REALIZA FORMATURA DOS ALUNOS DO 5° ANO DA ESCOLA ANÉSIO PEREIRA DE SOUZA.

    PROERD REALIZA FORMATURA DOS ALUNOS DO 5° ANO DA ESCOLA ANÉSIO PEREIRA DE SOUZA.

    Foi realizada na tarde da última sexta-feira, dia 29 de novembro, a formatura dos alunos da rede municipal de ensino, do 5° ano da Escola Anésio Pereira de Souza que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), um projeto desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Suzanápolis para estudantes das escolas públicas de 9 a 13 anos, com o objetivo de fomentar e propagar lições de conscientização e aprendizado de cidadania, prevenção contra o uso de drogas e a prática da violência.

    A solenidade contou com a presença do Prefeito Valter Crusca Lourenço, da Secretaria da Educação Simone de Fátima Barbosa, do vereador Cezar Porto, comandante da 28°batalhão da Policia Militar do interior, e do Diretor da Escola Anésio Pereira de Souza Glauber Eduardo Aragon que compuseram a mesa de honra e puderam prestigiar a solenidade que teve a graduação de aproximadamente cem alunos dos 5º ano da Escola Municipal Anésio Pereira de Souza que deram um show de cidadania e aprendizado.

    A festividade contou também com a apresentação dos alunos que produziram textos sobre o aprendizado adquirido no Proerd, como também homenagens as gestoras das unidades escolares e aos cabos Maycon e Alessandro instrutores do Proerd no município, que junto aos alunos realizou o juramento de compromisso com o Proerd e aproveitou a oportunidade para agradecer e conversar com os alunos sobre os momentos vividos durante o curso.

    O encerramento da festa ficou por conta do Leão (mascote do programa) responsável em abrilhantar o evento com uma dança e muita música apresentada pelos alunos a todos os presentes.

  • 26/11/2019 - Suzanápolis realiza exposição que proporciona 'viagem no tempo' para alunos da rede municipal e estadual de ensino.

    Suzanápolis realiza exposição que proporciona 'viagem no tempo' para alunos da rede municipal e estadual de ensino.

    Parceria entre prefeitura, escola estadual e Faculdade de Pereira Barreto levou conhecimento e os avanços tecnológicos dos últimos tempos.

    O projeto Viagem tecnológica entre o passado e o futuro esteve em exposição na última semana em Suzanápolis, o projeto mostrou para alunos das redes municipais e estadual de ensino, o avanço da tecnologia ao longo dos anos como a evolução do Computador e do telefone celular aos dias de hoje.
    O projeto é dividido em três momentos. Os alunos conhecem objetos tecnológicos que já fizeram bastante sucesso, mas que hoje estão ultrapassados conhece como será a evolução até 2050 e ainda podem brincar com jogos antigos. “O objetivo é dar um choque de realidade, porque a tecnologia faz parte da nossa vida, inclusive na educação. Nos próximos anos, teremos cada vez mais a inserção de ferramentas digitais para o trabalho dentro da sala de aula”, explica Fred Donadelli, um dos coordenadores da exposição.

    No primeiro momento, os alunos passam por um Museu, onde tem contatos com objetos, como máquina fotográfica analógica, que fizeram sucesso no passado, mas que poucos tem acesso hoje em dia. “Muitos não sabem que, até pouco tempo atrás, era preciso revelar um filme, para que eles pudessem ver as fotografias que tiraram. Assim como não sabem o que é uma máquina de datilografia, um mimiógrafo, além de conhecerem modelos antigos de computadores e celulares. Eles ficam sabendo que, mesmo com avanço tecnológico, ainda eram vários os processos envolvidos. Hoje não, eles fazem tudo pelo celular. É um um choque de realidade”, explica Donadelli.

    Em um segundo momento, os alunos assistem a uma palestra, tendo como suporte vídeos do canal do Youtube “Você Sabia?”, que reúne curiosidades, histórias e fatos interessantes do mundo. “Falamos do futuro, usando vídeos desse canal, que eles adoram. Pegamos as informações que são divulgadas por esse canal, e fazemos uma analogia do que pode acontecer até 2050”, disse Donadelli.

    No terceiro e último momento, as crianças e adolescentes vão até uma sala, onde interagem com jogos antigos de videogame e fliperama. “Temos um simulador de jogos e todos podem brincar um pouco”, afirma Donadelli.

    A Secretária de Educação e Cultura Simone de Fátima Barbosa esteve presente na exposição e ressaltou a importância dos alunos conhecerem os objetos que fizeram parte de sua infância. “As crianças de hoje precisam conhecer o quanto os aparelhos tecnológicos como os celulares mudaram ao longo do tempo, foram muitos avanços. Comentou a Secretária de Educação e Cultura.
    Estiveram presentes na exposição a Diretoria Da escola Estadual Coronel Ernesto Schmidt Marialba Carneiro, Ednéia Silva e Marilei Agostinho da Rocha ambas coordenadoras da Instituição.
    O projeto é uma parceria entre a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, Escola Estadual Coronel Ernesto Schmidt e Faculdades Integradas Urupubungá de Pereira Barreto.

  • 05/11/2019 - Índice Firjan coloca Suzanápolis em Destaque em gestão pública.

    O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2019, que tem como base os dados fiscais oficiais de 2018, divulgada nesta última quinta-feira (31) mostra que o Governo de Suzanápolis está entre a elite dos municípios da região noroeste de São Paulo que tem uma situação boa ou de excelência entre os municípios brasileiros.

    Realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o estudo avaliou o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras, Suzanápolis tem uma boa gestão refletindo o trabalho de administração responsável do Governo Municipal administrado atualmente pelo Prefeito Valter Crusca Lourenço.

    O IFGF é uma análise do Sistema Firjan que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. É composto por IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos.

    O destaque fica para a Autonomia, que verifica a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para manutenção da estrutura administrativa. Neste item Suzanápolis tem nota máxima de excelência (1,0). O estudo ressalta que a Prefeitura de Suzanápolis também é um bom exemplo de autonomia financeira, pois, apesar de sua arrecadação, consegue arcar com suas despesas administrativas sem depender dessa compensação financeira, o que torna o equilíbrio das contas pública menos vulnerável.

    Suzanápolis está na contramão do cenário brasileiro, inúmeras cidades brasileiras e de grande porte apresentam índices baixos, já que o indicador Autonomia apresentou o pior desempenho nesta edição entre as cidades do Brasil. Segundo explica o Prefeito Valter o controle de contas está fazendo Suzanápolis manter um ritmo bom

    “Aplicamos na educação e na saúde mais do que o exigido pela LRF, porque entendemos estas duas áreas como base. O controle de gasto com pessoal nos permite fazer novos planos para uma administração eficiente, explica Valter.

    Suzanápolis também se destaca em outros índices como gastos com pessoal, e liquidez, referente a constas em dia, pagamento de fornecedores, salários em dia, contribuíram para o índice.

    O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

    Ao tomar conhecimento desta positiva avaliação da administração municipal, O Prefeito Valter Crusca Lourenço destaca “Me sinto satisfeito em ter o reconhecimento de nossa administração, isso significa que estamos no caminho certo, na aplicação realmente necessária do dinheiro público, com muita seriedade e responsabilidade. Destaco a atuação e empenho dos nossos servidores municipais que se dedicam dia a dia para que a máquina pública se torne cada dia mais eficaz.”

    Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis.

  • 01/11/2019 - Começa Campanha Novembro Azul,Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata.

    Começa Campanha Novembro Azul

    Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata

    Com o início do mês de novembro, começam as ações da mobilização da campanha Novembro Azul, cujo objetivo é incentivar os homens a procurar ajuda profissional, visando à prevenção ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum no sexo masculino, perdendo apenas para o câncer de pele. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações para este público a partir desta sexta-feira, 01.

    O movimento, iniciado na Austrália, em 2003, promove campanhas anualmente, sempre no mês de novembro, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11) e o Dia Internacional do Homem (19/11).

    As ações de prevenção e orientação estão ocorrendo nas unidades básicas de saúde.

    Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

    Diagnóstico precoce

    De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que sejam descobertos 68.220 novos casos de câncer de próstata por ano. No entanto, estima-se que 90% dos tumores são curáveis se tratados no começo. Por isso, obter o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

    O Ministério da Saúde indica que homens com histórico de câncer de próstata na família devem iniciar os exames (PSA e toque) a partir dos 40 anos. Já aqueles sem histórico devem iniciar o acompanhamento aos 45 anos. Quando há indicação médica, o homem deve realizar os exames anualmente.

    O câncer de próstata costuma ser silencioso, sendo que os principais sintomas são: vontade frequente ou dificuldade de urinar, urina com sangue, dor ao urinar e incontinência urinária. O tratamento consiste em procedimento cirúrgico e, em alguns casos, quimioterapia e radioterapia.

    Procure as unidades básicas de Saúde e faça o exame, faça parte da Campanha Novembro Azul, seja o herói da sua saúde!

                            Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis.

  • 31/10/2019 - Prefeitura de Suzanápolis prepara o Campo Santo municipal para o dia de Finados e intensifica ações contra a dengue.

    Prefeitura de Suzanápolis prepara o Campo Santo municipal para o dia de Finados e intensifica ações contra a dengue.

    A Prefeitura Municipal de Suzanápolis está preparando o Cemitério Municipal para o dia de Finados que será celebrado no próximo sábado, 02 de novembro de 2019. Vasos de flores serão disponibilizados gratuitamente em todas os túmulos do campo santo.

    Servidores públicos estão executando serviços de limpeza dos canteiros, varrição das ruas, pintura das guias, o recolhimento de lixo acumulado nas proximidades dos jazidos entre outros serviços. Também está sendo feito a limpeza da área da capela e o reparo da cobertura daquele local.

    O cemitério  municipal recebe uma atenção especial não somente nos dias que antecedem o Dia de Finados, mas durante todo o ano. As ações são intensificadas devido ao fluxo ser maior neste período em que se intensifica a ida das pessoas que visitam os locais para homenagear entes queridos e, também, limpar e enfeitar os túmulos.

    A Secretaria de Saúde de Suzanápolis orienta a população sobre a importância de reforçar os cuidados contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya. O alerta se deve à necessidade de redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito. A equipe de Saúde orienta à população que, na medida do possível, use vasos com terra ou flores artificiais para evitar o acúmulo de água no local, vale ressaltar que essas medidas de conscientização da população são importantes, devido ao período chuvoso e as altas temperaturas que ocorrem nesta época do ano, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue.  

    A tradicional Missa de Finados será realizada na Igreja Santo Antônio, no sábado às 19h30min, localizada na Praça Salvador Ferreira de Souza. A estimativa da prefeitura é que cemitério  municipal receba neste feriado cerca de mil pessoas.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa.