Fique por dentro das notícias de Suzanápolis, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 19/02/2020 - Aulas do Projeto Música na Escola estão de volta com vagas abertas para a comunidade.

    AULAS DO PROJETO MÚSICA NA ESCOLA ESTÃO DE VOLTA COM VAGAS ABERTAS PARA A COMUNIDADE PARTICIPAR.

    O projeto Música na Escola retomou suas atividades na última semana em Suzanápolis com o acolhimento aos alunos que já participam das oficinas e de novos integrantes entre crianças e comunidade.

    Terminado o período do recesso escolar, na última terça- feira os alunos foram recebidos com dinâmicas e brincadeiras, como forma de socialização, e já no dia seguinte, as oficinas de música foram reiniciadas.

    São oferecidas gratuitamente para toda comunidade oficinas de cordas (viola e violão), metais (trompete, trombone, eufônio e tuba), percussão e canto coral, no período de contra turno escolar, nas segundas e quartas-feiras, no período da tarde, e terça-feira, quinta e sexta, no período da manhã. Às terças- feiras, das 18h às 20h, as atividades são destinadas aos ensaios da Orquestra do Projeto Música na Escola, e a comunidade suzanapolense também podem se inscrever.
    As inscrições podem ser realizadas no Centro Complementar Vovô Rosa, localizada na Rua 7 de Setembro, o horário de atendimento é das 9h às 17h. É preciso comparecer portando RG e CPF do aluno e responsável, para menores de idade, e comprovante de endereço.

    A Secretaria de Educação e Cultura ressalta que não é preciso ter conhecimento prévio de música, possuir instrumento ou realizar testes seletivos.

    A idade mínima para participação é de 09 anos, não há limite máximo de idade, os instrumentos serão disponibilizados pelo projeto musica na escola.
    Outras informações pelo telefone do Centro Complementar Vovô Rosa: 18 3706-1269. 

    Assessoria de Comunicação e Imprensa 

  • 19/02/2020 - Secretaria Municipal de Saúde orienta foliões sobre os cuidados com a saúde no carnaval

    Secretaria Municipal de Saúde orienta foliões sobre os cuidados com a saúde no carnaval

     

    A Prefeitura de Suzanápolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, orienta os foliões suzanapolenses para os dias de festas de Carnaval. Cuidados com a alimentação são essenciais para manutenção da energia mental e muscular, mas a maioria das pessoas esquece este importante fator e exagera ou suprime a alimentação. O que acontece geralmente também é o consumo exagerado de bebida alcoólica, essa combinação pode ser catastrófica para o organismo.

    Alimente-se antes de sair de casa, mas evite alimentos muito pesados e gordurosos, pois retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento. Faça uma refeição baseada em frutas, pães, cereais e alimentos fonte de ômega 3, como peixes. Evite consumo de alimentos industrializados que são isentos de nutrientes, excessivamente calóricos e sobrecarregam o organismo.

    Além disso, para ter energia o ideal é ingerir carboidratos integrais, carnes magras de boa procedência e gorduras benéficas como o abacate e as oleaginosas, para uma fonte energética mais duradoura. Se o sistema digestivo precisar de uma força extra, ervas medicinais, como o alecrim e boldo, são ótimas opções, pois são protetoras da mucosa gástrica e do fígado.

    Beba muito líquido durante a folia, pois é preciso se hidratar corretamente. Além da água, opte também por água de coco, suco de frutas ou então isotônicos para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva. Para esse equilíbrio é importante também não abusar do consumo de sal (cloreto de sódio) que pode prejudicar o balanço hidreletrolítico do corpo.

    O consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e nunca com o estômago vazio. Para isso, intercale os drinks com petiscos, como castanhas, amendoim ou azeitonas. Uma boa estratégia é intercalar a dose de bebida alcoólica com água e ficar atento para que os níveis de glicose sanguíneos não cheguem a valores perigosamente baixos. Lembre-se a tolerância ao álcool é individual a cada organismo, conheça o seu limite.

    Nos dias seguintes à festa, procure recuperar as horas de sono perdidas e aproveite para repousar. Além do descanso, é necessário também se alimentar com bastante frutas e legumes, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes eliminados no suor. Sucos dessa natureza (frutas + legumes) são ótimas opções, pois tem função de nutrir e hidratar ao mesmo tempo. Após esse período, faça refeições completas, contendo representante de todos os grupos alimentares, evitando substituí-las por lanches rápidos e alimentos industrializados.

    Em caso de febre, diarreia, vômitos ou outros sintomas procurem atendimento médico e evite a automedicação. Medicamentos de uso contínuo devem ser sempre mantidos.

    Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis: O Serviço Municipal de Saúde também orienta os foliões para cuidados de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Para auxiliar com orientações, a Secretaria Municipal da Saúde irá distribuir para a população materiais informativos e também preservativos que serão entregues aos foliões nos dias de festas.

    O objetivo da iniciativa é alertar a comunidade sobre os riscos de transmissão das ISTs, como hepatites B e C, sífilis e HIV, assim como, a importância da realização da testagem dessas doenças por meio dos testes rápidos.

    Os exames também podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para a realização da testagem, são necessários documento de identificação com foto e Cartão SUS.

    Além disso, preservativos masculinos e femininos são distribuídos gratuitamente em toda a rede pública de saúde, podendo ser retirado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nas Ruas João Rosa de Souza e Presidente Vargas.

    O horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, Informações ou dúvidas podem ser obtidas no telefone: (18) 3706- 1339 ou 3706 1336

    Assessoria de Comunicação - Secretaria da Saúde

  • 18/02/2020 - Administração municipal continua investindo em Educação de qualidade em nosso município, Suzanápolis foi contemplada com um novo ônibus escolar com 44 lugares e adaptado

                         Suzanápolis conquista novo ônibus escolar

    Prefeito Valter Crusca Lourenço participou do evento de entrega dos veículos nesta segunda-feira (17), em São Paulo, a convite do Deputado Federal Geninho Zuliani.

    Administração municipal continua investindo em Educação de qualidade em nosso município, Suzanápolis foi contemplada com um novo ônibus escolar com 44 lugares e adaptado, totalizando mais de R$ 300 mil. O Prefeito Valter Crusca Lourenço foi até São Paulo, nesta segunda-feira (17/02), buscar o veiculo que estará em breve sob os cuidados da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e que se somarão à frota de transporte escolar.

    Para o Prefeito, educação é uma das prioridades deste mandato, Valter agradeceu o empenho do Deputado Federal, Geninho Zuliani “Recebemos uma ligação do Deputado Geninho comunicando a conquista e nos organizamos para ir à Capital Paulista buscar o veículo. Penso que é com união que devemos governar para o bem do nosso povo e da nossa gente, estou muito feliz por essa nova conquista”.
    Os veículos foram adquiridos por meio do programa "Caminho da Escola", mantido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Jaci, Rubiácea, Monte Azul Paulista, Monte Alto, Suzanápolis, Magda, Santo Antônio de Aracanguá e Pitangueiras foram algumas das cidades contempladas com novo meio de transporte escolar, que tem capacidade para 44 passageiros e são equipados com poltronas móveis para embarque e desembarque de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

    Assessoria de Imprensa e Comunicação

  • 12/02/2020 - Suzanápolis terá programação de Carnaval para toda família.

    Suzanápolis terá programação de Carnaval para toda família.

    A Principal atração será a Banda Áqua que animará o público durante as noites de Carnaval.

    A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, por meio do Departamento de Esportes, Lazer e Turismo realizará nos próximos dias 21,22,23,24 e 25 de Fevereiro o Suza Folia 2020, titulado Carnaval da Família, o evento acontecerá na Praça Salvador Ferreira de Souza, sempre a partir das 22h.
    Quem gosta de dançar e quer cair na folia pode se preparar, pois serão cinco dias de muita animação ao som de muito axé, marchinha e muita diversão.

    A festa está sendo preparada com muito carinho pela administração municipal e vai contar com diversas atrações como apresentação da Bateria Os Caras de Pau e blocos carnavalescos , além de estrutura de palco, som, iluminação, decoração e segurança completam o evento. O objetivo da Prefeitura é atrair diversos foliões e promover uma festa para família suzanapolense, durante os cinco dias em Suzanápolis.
    Para agitar os foliões, está confirmada a banda Áqua, com um repertório de marchas, axé e hits do verão, além de outros hits que vão animar a galera, todos os dias a partir das 22h. No domingo e terça-feira (23 e 25) acontecem as matinês, às 16h.

    “Estamos trabalhando para fazer uma grande festa para as famílias suzanapolenses”, disse o prefeito Valter Crusca Lourenço. Ele acredita que o município deve proporcionar cultura e lazer à população. “Suzanápolis merece e vamos fazer o melhor possível.”

    Pelo terceiro ano consecutivo, a escola de samba “Os Caras de Pau irá desfilar no município; no sábado e segunda-feira (22 e 24). A concentração será a partir das 21h30, em frente à Praça Central.

    O Suza Folia 2020, tem o apoio da Câmara Municipal de Suzanápolis e terá entrada gratuita todos os dias.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa

  • 07/02/2020 - Vacinação contra sarampo 2020 em Suzanápolis. Campanha começa na segunda-feira (10) e vai até 13 de março. Dia D será 15 de fevereiro.

    Vacinação contra sarampo 2020 em Suzanápolis.

    Campanha começa na segunda-feira (10) e vai até 13 de março. Dia D será 15 de fevereiro.

     

    A Secretaria Municipal de Saúde de Suzanápolis comunica à população que na próxima segunda-feira (10) será iniciado a campanha de atualização da caderneta de vacinação contra o sarampo. A Iniciativa é direcionada para faixa etária de 1 a 60 anos de idade, são pessoas que ainda não receberam a vacina contra o sarampo no Município.
    O Dia D será no sábado dia 15 de Fevereiro em que a Unidade Básica de Saúde Dr. Nildo Neri de Oliveira ficará aberta. Neste dia, a sala de vacinação receberá o público das 7h às 17h.

                                                                               Atualização da caderneta

    O objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – principalmente entre adolescentes.

     

    Confira abaixo perguntas e respostas sobre a campanha e a doença.

    Quem precisa tomar a vacina?

    Para as crianças, o esquema de doses é:

    • 6 meses de vida: dose zero
    • 1 ano de idade: primeira dose
    • 1 ano e 3 meses: segunda dose

    Quem não tomou essas doses ou não ter certeza se já está vacinado, o que esquema é:

    • Até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses
    • De 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose

    O que preciso levar?
    É preciso levar a carteirinha de vacinação.

    Perdi a carteirinha de vacinação. O que fazer?
    Caso não tenha certeza se foi vacinado, compareça a uma sala de vacinação para receber a dose.

    Onde a vacina será oferecida?

    Unidade Básica de Saúde Dr. Nildo Neri de Oliveira, Rua João Rosa de Souza.

    Quantos casos de sarampo há em Suzanápolis?

    No momento, nenhum caso foi registrado no Município.

    O que é sarampo?
    Sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte.

    Como a doença é transmitida?

    A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirrar ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas.


    Quais são os sintomas do sarampo?

    • Febre alta
    • Coriza
    • Tosse
    • Olhos avermelhados
    • Manchas vermelhas

                                                              Assessoria de Comunicação e Imprensa 

     

  • 24/01/2020 - Prefeitura confirma Carnaval Popular nos dias 21 a 25 de Fevereiro na Praça Central.

    Prefeitura confirma Carnaval Popular nos dias 21 a 25 de Fevereiro na Praça Central.

     

    Inscrições para os blocos carnavalescos começam nesta segunda-feira (27), no Departamento de esportes, Lazer e Turismo.  

     

    A Administração Municipal do Município de Suzanápolis (SP), através do Departamento de Esportes, Lazer e Turismo, realizará de 21 a 25 de fevereiro, na Praça Salvador Ferreira de Souza, o Carnaval da família Suza Folia 2020. Quem gosta de dançar e quer cair na folia pode se preparar, pois serão cinco dias de muita animação ao som de muito axé, marchinha e muita diversão.

     

    A festa está sendo preparada com muito carinho pela administração municipal e vai contar com diversas atrações como apresentação da Bateria Unidos de Suzanápolis e  blocos carnavalescos , além da apresentação de uma das melhores bandas do País que será divulgada em breve para a população,  estrutura de palco, som, iluminação, decoração e segurança completam o evento. O objetivo da Prefeitura é atrair diversos foliões e promover uma festa para família suzanapolense, durante cinco dias em Suzanápolis.

     

    Prefeito Valter Crusca Lourenço salientou que em breve será divulgado o cronograma completo da festa. Além de confirmar a realização e o inicio dos preparativos para a festa, ele também destacou a abertura dos processos licitatórios e constituição da comissão organizadora.

                “O Suza Folia já é uma tradição em nossa cidade, além de ser uma das festas símbolos de nosso país. Nossa cidade vem se tornando referência em carnaval popular na região, “É gratificante ter a confirmação da realização deste evento, que já é uma tradição em nossa cidade. “O Suza Folia reúne as famílias no centro da cidade, em uma grande festa que freqüentemente tem diversas pessoas participando”. Destaca o Prefeito.

     

     A Prefeitura informa que as inscrições dos blocos carnavalescos do Suza Folia 2020, serão abertas nesta segunda-feira (27) no setor de Comunicação, Esportes, Lazer e Turismo. Os foliões interessados em criar e participar dos blocos deve apresentar os nomes do bloco, numero de componentes e RG.

     

    Assessoria de Comunicação e Imprensa. 

  • 10/01/2020 - Novas conselheiras Tutelares tomam posse em Suzanápolis.

     

    Novas conselheiras Tutelares tomam posse em Suzanápolis.

     

    As novas conselheiras terão a missão de garantir os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes de Suzanápolis para que sejam preservados e pautados de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e legislações correlatas.

     

     

    As novas conselheiras tutelares do município de Suzanápolis tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 10, em cerimônia às 9h15 no Paço Municipal “Francisco Vidotti” São 5 pessoas da sociedade que foram eleitas em 6 de outubro de 2019, e atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Suzanápolis entre 2020 e 2024. Elas começam a trabalhar na próxima segunda-feira, 13, na unidade do Conselho Tutelar da cidade. A realização é da Prefeitura de Suzanápolis e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

     

    Na Solenidade de posse das novas conselheiras tutelares estiveram presentes o Prefeito Municipal Valter Crusca Lourenço, a Secretaria de Assistência Social Mirian Pereira Jolvino, o membro e assessor de Gabinete Renato Veiga e a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) Márcia Rover.

     

    O trabalho dos conselheiros é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estão sendo ameaçados ou violados — seja pela sociedade ou pelo Estado, pela família ou pelo responsável (em casos de violência, abuso ou negligência), ou em razão de sua própria conduta (quando se trata de um jovem infrator ou de usuários de drogas ou álcool). Os direitos são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

     

    As novas conselheiras tutelares do município de Suzanápolis são:

    Cleonice da Silva Paes dos Santos

    Larissa Natércia Chiqueto

    Aline de Souza Matos Diana

    Luciana Aparecida Silva Belancieri Vieira

    Jéssica de Melo da Silva

  • 07/01/2020 - Esporte Clube Treze de Junho é Tricampeão do Campeonato Municipal de futebol beneficente em Suzanápolis.

    Esporte Clube Treze de Junho é Tricampeão do Campeonato Municipal de futebol beneficente em Suzanápolis.

    Evento esportivo foi encerrado no último domingo no Estadio Municipal Gervásio Durigan. “Esporte Clube Treze de Junho”, levou o título de campeão com o placar de 4×0 contra o adversário “Resenha Futebol clube” vice- campeão do campeonato.

    Após um mês de disputa, chegou ao fim no último domingo (05) a edição 2019 do Campeonato Municipal beneficente. O campeonato é um dos tradicionais eventos esportivos do município. A competição é organizada pela Prefeitura Municipal por meio do Departamento Municipal de Esportes, Lazer e Turismo e teve o apoio da Câmara Municipal e Comercio Local.

    No Primeiro jogo, a escolinha de futebol Amigos da Bola realizou uma apresentação, o projeto desenvolvido com crianças do Município, tem o intuito de levar a importância do futebol, além melhorar o comportamento tanto dentro quanto fora da sala de aula dos alunos e com a família, o projeto é coordenado pelo Vereador Cezar Porto.

    Em seguida, foi realizada a grande decisão do 11° Campeonato Municipal de Futebol Beneficente 2019, definiu a 1ª e a 2ª colocação no campeonato.

    Em um jogo cheio de emoções e uma disputa acirrada, o time que levou a melhor foi o “ Esporte Clube Treze de Junho ”, que levou o título de campeão com o placar de 4×0 contra o adversário “Resenha Futebol clube” vice- campeão do campeonato.

    Após os jogos, houve uma cerimônia de premiação com troféus e medalhas aos primeiros colocados, bem como aos jogadores destaque. Levou o troféu de “Goleiro Menos Vazado”, o atleta Ivan Ramalho. O título de “Artilheiro” do Campeonato ficou com o atleta Gustavo Soteldo. Ambos do time Esporte Clube Treze de Junho.

    A competição que envolveu 5 equipes na categoria livre foi disputada todo final de semana do mês de dezembro, o evento esportivo foi realizado no Estádio Municipal Gervásio Durigan . Segundo o Departamento de Esportes, Lazer e Turismo, o campeonato municipal beneficente de futebol tem uma missão social, principalmente em ajudar as famílias carentes do município, no último campeonato realizado em 2018, cerca de 20 cestas básicas foram distribuídas as famílias carentes.

    “Todos os atletas e profissionais que atuaram no Campeonato merecem os aplausos da torcida e nosso agradecimento pela garra e dedicação para evidenciar o futebol em nossa Estância. Contem conosco para juntos fortalecermos a cada dia mais o esporte”, disse o prefeito Valter Crusca Lourenço.

    O Esporte Clube Treze de Junho se consagrou tricampeão da competição, com estádio lotado, levando a torcida à loucura. O time foi destaque depois de várias partidas e muita expectativa em relação ao Campeonato Municipal de Futebol.

    “Jogar em casa tendo o apoio da sua torcida foi combustível para alimentar a vontade de vencer e correr em busca do título” relata um dos jogadores do time tricampeão.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa.

  • 19/12/2019 - Prefeito assina convênio com o governo estadual para construção de nova ciclovia com 2 km de extensão em Suzanápolis.

    Prefeito assina convênio com o governo estadual para construção de nova ciclovia com 2 km de extensão em Suzanápolis.

    Nesta quarta-feira (18), em São Paulo, o Prefeito Valter Crusca Lourenço participou do 2º Seminário de Gestão Pública, evento realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional. O Governador João Doria fez a abertura oficial do evento e a autorização digital de cerca de R$ 380 milhões de reais em recursos para municípios Paulistas, entre eles o Município de Suzanápolis.

    O prefeito Valter Crusca Lourenço assinou um convênio com o Governo Estadual no valor de R$ 200 mil reais destinados a construção de uma nova ciclovia ao longo da Vicinal Dirceu Ferreira. Na oportunidade, também foram apresentados novos projetos de desenvolvimento urbano ao governador e também suscitada a necessidade da continuidade de emendas parlamentares já conquistadas para o município.
    Com esta obra a Prefeitura vai atender uma antiga solicitação dos moradores de Suzanápolis, praticantes de atividades físicas como caminhada e ciclismo, trazendo mais segurança e conforto a população.

    O Prefeito Valter Crusca Lourenço ressaltou a importância da ciclovia para os moradores e também do ponto de vista urbanístico e de saúde pública. “Esse é um dia histórico para nós, é uma antiga reivindicação que está sendo atendida, a construção de uma nova ciclovia em Suzanápolis, uma realização que trará grande benefício aos adeptos do esporte e contribuirá e muito para a segurança, posto que trará grande e significativa melhora, além, é claro, de embelezar nosso município”.

    O Prefeito destaca que a nova ciclovia é um presente de natal para a população de Suzanápolis, junto com as festividades de final de ano no Município.

    A nova ciclovia será implantada em Suzanápolis com 2 km extensão, a obra começará a ser executada no primeiro semestre de 2020.

    A cidade Avança, cuidando de você.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa.

  • 10/12/2019 - Centro Complementar Vovô Rosa realiza exposição artesanal e apresentações culturais em Suzanápolis.

    Centro Complementar Vovô Rosa realiza exposição artesanal e apresentações culturais em Suzanápolis.

    Exposição de telas e apresentações culturais abrilhantaram a noite em Suzanápolis.

    A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou na última sexta-feira (06) a exposição artesanal dos trabalhos feitos pelos alunos do Centro Complementar Vovô Rosa e encerramento das atividades do Projeto Música na Escola. O evento cultural realizado em frente à Praça Salvador Ferreira de Souza, contou com apresentações de danças dos alunos.
    A exposição oferecida ao público contou com pinturas em telas, decoração em caixas de mdf, panos de prato, entre outros trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas no Centro Complementar Vovô Rosa.

    “Os trabalhos foram feitos com muito carinho e dedicação por todas essas crianças todos esses trabalhos da exposição foram feito dentro da unidade, nossa intenção é divulgar para a nossa população a criatividade delas. Todas ficaram muito animadas e se sentindo valorizadas com esse evento e esperamos proporcionar outras edições”, afirma Paula Rosa coordenadora do Centro Complementar Vovô Rosa.
    O Centro Complementar Vovô Rosa é um projeto educacional e cultural, desenvolvido pela Prefeitura de Suzanápolis, através da Secretaria de Educação e Cultura e visa o atendimento de diversas crianças nas áreas de artesanato, musica, dança, esportes, informática, aulas de inglês e reforços.

    A exposição artesanal e as apresentações das crianças como a dança e música contou com a participação do Prefeito Valter Crusca Lourenço, da Primeira-dama Olinda Rosa, da Secretaria de Educação e Cultura Simone de Fátima Barbosa, responsáveis pelos alunos e comunidade suzanapolense.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa