Fique por dentro das notícias de Suzanápolis, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 05/11/2019 - Índice Firjan coloca Suzanápolis em Destaque em gestão pública.

    O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2019, que tem como base os dados fiscais oficiais de 2018, divulgada nesta última quinta-feira (31) mostra que o Governo de Suzanápolis está entre a elite dos municípios da região noroeste de São Paulo que tem uma situação boa ou de excelência entre os municípios brasileiros.

    Realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o estudo avaliou o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras, Suzanápolis tem uma boa gestão refletindo o trabalho de administração responsável do Governo Municipal administrado atualmente pelo Prefeito Valter Crusca Lourenço.

    O IFGF é uma análise do Sistema Firjan que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. É composto por IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos.

    O destaque fica para a Autonomia, que verifica a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para manutenção da estrutura administrativa. Neste item Suzanápolis tem nota máxima de excelência (1,0). O estudo ressalta que a Prefeitura de Suzanápolis também é um bom exemplo de autonomia financeira, pois, apesar de sua arrecadação, consegue arcar com suas despesas administrativas sem depender dessa compensação financeira, o que torna o equilíbrio das contas pública menos vulnerável.

    Suzanápolis está na contramão do cenário brasileiro, inúmeras cidades brasileiras e de grande porte apresentam índices baixos, já que o indicador Autonomia apresentou o pior desempenho nesta edição entre as cidades do Brasil. Segundo explica o Prefeito Valter o controle de contas está fazendo Suzanápolis manter um ritmo bom

    “Aplicamos na educação e na saúde mais do que o exigido pela LRF, porque entendemos estas duas áreas como base. O controle de gasto com pessoal nos permite fazer novos planos para uma administração eficiente, explica Valter.

    Suzanápolis também se destaca em outros índices como gastos com pessoal, e liquidez, referente a constas em dia, pagamento de fornecedores, salários em dia, contribuíram para o índice.

    O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

    Ao tomar conhecimento desta positiva avaliação da administração municipal, O Prefeito Valter Crusca Lourenço destaca “Me sinto satisfeito em ter o reconhecimento de nossa administração, isso significa que estamos no caminho certo, na aplicação realmente necessária do dinheiro público, com muita seriedade e responsabilidade. Destaco a atuação e empenho dos nossos servidores municipais que se dedicam dia a dia para que a máquina pública se torne cada dia mais eficaz.”

    Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis.

  • 01/11/2019 - Começa Campanha Novembro Azul,Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata.

    Começa Campanha Novembro Azul

    Objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata

    Com o início do mês de novembro, começam as ações da mobilização da campanha Novembro Azul, cujo objetivo é incentivar os homens a procurar ajuda profissional, visando à prevenção ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum no sexo masculino, perdendo apenas para o câncer de pele. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações para este público a partir desta sexta-feira, 01.

    O movimento, iniciado na Austrália, em 2003, promove campanhas anualmente, sempre no mês de novembro, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11) e o Dia Internacional do Homem (19/11).

    As ações de prevenção e orientação estão ocorrendo nas unidades básicas de saúde.

    Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

    Diagnóstico precoce

    De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que sejam descobertos 68.220 novos casos de câncer de próstata por ano. No entanto, estima-se que 90% dos tumores são curáveis se tratados no começo. Por isso, obter o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

    O Ministério da Saúde indica que homens com histórico de câncer de próstata na família devem iniciar os exames (PSA e toque) a partir dos 40 anos. Já aqueles sem histórico devem iniciar o acompanhamento aos 45 anos. Quando há indicação médica, o homem deve realizar os exames anualmente.

    O câncer de próstata costuma ser silencioso, sendo que os principais sintomas são: vontade frequente ou dificuldade de urinar, urina com sangue, dor ao urinar e incontinência urinária. O tratamento consiste em procedimento cirúrgico e, em alguns casos, quimioterapia e radioterapia.

    Procure as unidades básicas de Saúde e faça o exame, faça parte da Campanha Novembro Azul, seja o herói da sua saúde!

                            Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis.

  • 31/10/2019 - Prefeitura de Suzanápolis prepara o Campo Santo municipal para o dia de Finados e intensifica ações contra a dengue.

    Prefeitura de Suzanápolis prepara o Campo Santo municipal para o dia de Finados e intensifica ações contra a dengue.

    A Prefeitura Municipal de Suzanápolis está preparando o Cemitério Municipal para o dia de Finados que será celebrado no próximo sábado, 02 de novembro de 2019. Vasos de flores serão disponibilizados gratuitamente em todas os túmulos do campo santo.

    Servidores públicos estão executando serviços de limpeza dos canteiros, varrição das ruas, pintura das guias, o recolhimento de lixo acumulado nas proximidades dos jazidos entre outros serviços. Também está sendo feito a limpeza da área da capela e o reparo da cobertura daquele local.

    O cemitério  municipal recebe uma atenção especial não somente nos dias que antecedem o Dia de Finados, mas durante todo o ano. As ações são intensificadas devido ao fluxo ser maior neste período em que se intensifica a ida das pessoas que visitam os locais para homenagear entes queridos e, também, limpar e enfeitar os túmulos.

    A Secretaria de Saúde de Suzanápolis orienta a população sobre a importância de reforçar os cuidados contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya. O alerta se deve à necessidade de redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito. A equipe de Saúde orienta à população que, na medida do possível, use vasos com terra ou flores artificiais para evitar o acúmulo de água no local, vale ressaltar que essas medidas de conscientização da população são importantes, devido ao período chuvoso e as altas temperaturas que ocorrem nesta época do ano, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue.  

    A tradicional Missa de Finados será realizada na Igreja Santo Antônio, no sábado às 19h30min, localizada na Praça Salvador Ferreira de Souza. A estimativa da prefeitura é que cemitério  municipal receba neste feriado cerca de mil pessoas.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa. 

  • 24/10/2019 - Saúde: Prefeitura recebe recursos do Deputado Federal Geninho Zuliani, por solicitação do Prefeito Valter.

    O município de Suzanápolis acaba de ser contemplado com mais verbas para a saúde, o Ministério da Saúde depositou nas contas da administração municipal recursos na ordem de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais). A verba foi solicitada pelo deputado federal  Geninho Zuliani(DEM), através de emenda parlamentar, a solicitação foi feita pelo Prefeito Municipal Valter Crusca Lourenço (MDB).

    Todo dinheiro conquistado será usado no setor de Saúde de Suzanápolis, para atenção básica de saúde, uma das prioridades do Município.

    Para a secretária de Saúde, Silvia Elena Nunes, investimentos na Atenção Básica são fundamentais para reordenar a rede, uma vez que se trata da porta de entrada do sistema. “Investimentos de qualidade, como este, contribuem sobremaneira para o fortalecimento dos serviços primários, de prevenção à saúde, o que reduz a necessidade dos serviços de urgência e emergência”.

    A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. O recurso será aplicado na manutenção de serviços para a população.

    "Uma das melhores partes como deputado federal é poder ajudar os municípios do nosso Estado. Saúde tem sido a minha prioridade, por isso foi uma alegria ter conseguido atender  mais um pedido do Prefeito Valter Crusca (MDB) e da secretária de Saúde Silvia Elena Nunes ", disse o deputado federal Geninho Zuliani (DEM).

    O Prefeito Municipal Valter Crusca (MDB) disse “Com certeza esses recursos serão de grande importância para a área da Saúde de Suzanápolis, temos feito este trabalho para obtenção de recursos voltados ao município e os deputados têm sido fundamentais nisso. Ainda quando se trata de lideranças da nossa região”, explicou Valter.

    A prefeitura continuará em busca de novos recursos para a saúde e outros setores para o melhoramento dos serviços prestados a população.

    Texto/Foto: Andy Petrowick Dias 

    Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis. 

  • 23/10/2019 - Reformas melhoram atendimento no Velório Municipal de Suzanápolis.

    Para garantir o conforto das pessoas que necessitam utilizar o Velório Municipal, a Prefeitura Municipal de Suzanápolis por meio do setor de obras concluiu a reforma do local, localizado na Avenida Primeiro de Maio. Uma serie de melhorias no velório foi realizada, entre elas pintura interna e externa, melhoras na infra-estrutura como forro e nas instalações elétricas, entre outras benfeitorias para a comodidade da população.  As obras visaram às melhorias do espaço para que as famílias realizem os velórios de seus entes queridos em um ambiente adequado.


    De acordo com o prefeito Valter Crusca Lourenço, a reforma do velório municipal se fez necessária, tendo em vista as condições que o prédio estava: “Muitas vezes passa despercebido, mas somente as famílias que precisam utilizar o velório sabem o quanto é importante um pouco de conforto no momento difícil, portanto as melhorias no local foram de extrema importância. A nossa intenção é trazer mais conforto e dignidade aos munícipes” disse o prefeito.

    A Prefeitura informa que o local receberá em breve a climatização do espaço com a instalação de ares-condicionados dando comodidade a população e as famílias que velarem seus entes queridos principalmente em dias de temperaturas altas.

    Texto/Foto: Andy Petrowick Dias 

                                                                              Assessoria de Comunicação e Imprensa.

  • 22/10/2019 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de São Paulo divulga a lista de aprovados no Programa Frente de Trabalho.

    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Suzanápolis divulga a lista de aprovados no Programa Emergencial de Auxílio Desemprego- PEAD – “Frente de Trabalho”, de caráter assistencial e sem vínculo empregatício, criado pela Lei nº 10.321 de 08.06.1999.

    Salientamos que a seleção para programa emergencial de auxilio desemprego- Frente De Trabalho é de exclusivamente feito pela secretaria de desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo.

     

    Amanda Lima de Oliveira

    Bianca Mariana Pimenta de Oliveira

    Célia Regina Vasconcelos

    Cleide Maria da Silva

    Elaine Cristina da Silva Santos

    Eliane da Silva

    Eliza Caires Chiqueto

    Fabiana Pereira Sena

    Francielli Pedroso Rodrigues

    Jessica Darielli Domingues Dias

    Josileide Rodrigues Dos Santos

    Karolyne Teixeira Santos

    Kauana Lopes de Lima

    Laíssa Albino Dos Santos

    Laueny Lourenço de Camargo

    Luciano Alves da Silva Barbosa Junior

    Meydli Tayane de Oliveira da Silva

    Michele Ferreira da Silva

    Silmara Soares de Souza

    Tais dos Santos

    Thayla Areias de Brito Siqueira

    Vitor Regiolli de Souza

    Vivian Crisitine Correa

    Walter de Oliveira

    Yasmim Rodrigues Tabarelli

    Todas as pessoas selecionadas foram convocadas pelo setor responsável, e já estão a disposição da administração municipal.

    Os participantes receberão mensalmente uma bolsa-auxílio de R$ 300,00 e um curso de qualificação profissional com 150 horas. O bolsista da Frente de Trabalho permanece no programa por até nove meses, sem vínculo empregatício, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional.

    A Frente de Trabalho é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e tem objetivo de proporcionar qualificação profissional e renda para cidadãos desempregados e em situação de vulnerabilidade social.

    Outras informações no setor social  da prefeitura municipal de Suzanápolis.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa

     

  • 18/10/2019 - Educação: Prefeitura encerra comemorações do Dia das Crianças com cinema gratuito aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

    Filme Rei leão é exibido para as Crianças de Suzanápolis

     

    A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura encerrou com chave de ouro, as comemorações voltadas ao dia das Crianças, celebrado na data de 12 de outubro. O setor de Educação realizou uma programação especial com varias ações dedicada às crianças, foram inúmeras ações entre elas um cardápio especial nas escolas, como Cachorro-Quente, Bolo e Refrigerante, tudo dedicado aos pequenos.

    O Prefeito Valter destacou a importância do cardápio especial nas escolas para comemorar a data, "Nossas crianças merecem todo carinho e respeito, portanto optamos por uma semana especial de alimentação e atividades nas escolas, tudo no intuito de deixar nossos pequenos felizes" Ressalta o chefe do executivo.

    No domingo, 13, a prefeitura promoveu  durante toda tarde de domingo na Praça Salvador Ferreira,  uma linda festa as crianças com brinquedos espalhados em toda a área, como pula-pula, cama elástica, entre outros brinquedos, além do trenzinho para as crianças, algodão doce e pipoca, que foram distribuídos gratuitamente aos pequenos.

    Nesta semana os alunos das escolas da rede municipal de ensino do município foram até  cinema do Município de Jales, para participar da exibição do filme Rei leão, filme que conta a historia de Simba (Donald Glover) um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar (Chiwetel Ejiofor) faz com que Mufasa (James Earl Jones), o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.

    Além da apreciação do filme, as crianças puderem também comer pipoca e tomar refrigerante durante a exibição.

    A Secretaria de Educação e Cultura Simone de Fátima Barbosa, destaca a importância da ida ao cinema, “Pensamos em uma atividade coletiva que acontecesse no período do mês das crianças  e que estivesse alinhada com os objetivos gerais da educação de qualidade”, afirmou. “Além da apreciação do filme, as crianças puderam comer pipoca e tomar refrigerante durante a exibição, o que também faz parte da mágica do cinema”, completou a Secretaria.

    Para o Prefeito Valter, o cinema para as crianças contribui para a ampliação das trocas culturais e de vivências das crianças. “Além de um momento de lazer e integração, a ação proporcionou aos participantes uma experiência ímpar, pois ficou claro a alegria e a satisfação de assistir ao filme no cinema, uma vez que a maioria deles nunca haviam tido esta oportunidade”, comentou.

    A sessão de cinema, contou com a parceria do Cine Jales,  que integra uma série de atividades programadas para o período de recesso escolar e do dia das crianças.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa

    Texto/Divulgação: Anderson Dias 

  • 17/10/2019 - Saúde: Suzanápolis recebe novos recursos para Atenção Básica para aprimorar atendimentos.

    O Ministério da Saúde depositou nas contas da administração  municipal recursos na ordem de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). A verba foi solicitada pela deputada federal Ana Perugini, através de emenda parlamentar, a solicitação foi feita pelo vereador Paulo César Ferreira (PT), conhecido popularmente como Paulo Sapateiro.  Outro recurso depositado é do Deputado Ricardo Izar que enviou aos cofres suzanapolenses a quantia de R$50 mil reais, o pedido foi realizado por Diego Sergio Silva.  

     Todo dinheiro  conquistado será usado no setor de Saúde  de Suzanápolis, para atenção básica de saúde, uma das prioridades do Município.

     O prefeito Valter Crusca Lourenço agradece o empenho dos Deputados Federais e do Vereador Paulo, e munícipe Diego Silva na liberação de recursos para Suzanápolis. “Isso mostra a preocupação de todos com a nossa cidade. Será uma verba de grande importância para a área da saúde”, destaca o Prefeito.

    “Solicitamos a liberação dos recursos para esta área, pois entendemos ser de vital importância aos pacientes da cidade. Além disso, estamos à disposição do prefeito Valter para buscar mais verbas para a saúde”, ressaltou a deputada Ana Perugini.

     Segundo o Vereador Paulo Sapateiro a Deputada Federal Ana Perugini,  está sempre honrando o compromisso firmados com ele sua esposa Cecilia (assistente social) .

    "A deputada incluiu o município de Suzanápolis como sua prioridade, articulando a destinação de emendas parlamentares no valor de R$100.000,00 (cem mil reais) no ano de 2018 e R$200.000,00 (duzentos mil reais) no ano 2019. As referidas emendas parlamentares citadas já se encontram em poder do Executivo e foram destinados ao setor de Saúde. Por isso, é justo reconhecer esses esforços que beneficiam a família Suzanapolense". Destacou Paulo. 

     

    “ A área da saúde é um dos setores primordiais do meu mandato como deputado, sempre bom enviar recursos para a minha querida Suzanápolis. “ Destaca do Deputado Ricardo Izar.

    De acordo com  Diego Silva, a chegada dos recursos irá facilitar as ações primárias do município como promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes. “É o caminho que seguimos e precisamos fortalecer, em benefício de toda a população”, concluiu.

    Para a secretária de Saúde, Silvia Elena Nunes, investimentos na Atenção Básica são fundamentais para reordenar a rede, uma vez que se trata da porta de entrada do sistema. “Investimentos de qualidade, como este, contribuem sobremaneira para o fortalecimento dos serviços primários, de prevenção à saúde, o que reduz a necessidade dos serviços de urgência e emergência”.

    A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. O recurso será aplicado na manutenção de serviços para a população.

     

    Assessoria de Comunicação e Imprensa. 

  • 10/10/2019 - Prefeitura entrega novos livros para escola Anésio Pereira de Souza.

    Prefeitura entrega novos livros para escola Anésio Pereira de Souza.

    A Prefeitura Municipal de Suzanápolis, na administração do Prefeito Valter Crusca Lourenço, tem demonstrando total compromisso com a melhoria da educação municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, novos investimentos foram feitos, a prefeitura adquiriu novos livros para a Escola Municipal Anésio Pereira de Souza,  escola de ensino fundamental  I , ao todo  cerca de 390 livros didáticos foram comprados com recursos próprios.

    O objetivo do setor de Educação é promover o acesso e fomentar o hábito da leitura dos estudantes da rede municipal, por meio da entrega de livros infantis e infanto-juvenis.

    São livros oferecidos aos alunos de grandes clássicos da literatura infantil e de grandes autores brasileiros que dedicaram suas vidas à literatura infantil e outros, consagrados por seus escritos de adulto, também têm obras incríveis neste ramo. São eles Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Ziraldo, Luis Fernando Veríssimo, entre outros autores.

    O Diretor Municipal da Escola Anésio Pereira de Souza, Glauber Eduardo Aragon  Pereira destaca “Distribuir livros e, assim, estimular o gosto pela leitura, é um projeto que ultrapassa os muros da escola. Esse hábito, tão saudável e necessário nos dias de hoje, deve se estender também aos pais e familiares dos nossos alunos”, afirmou o Diretor do Núcleo ao receber os livros infantis.

     Em 2018, administração municipal adquiriu um acervo de livros para as salas de leitura das escolas municipais de ensino infantil, na época professores e coordenadores pedagógicos foram convidados para apresentação do material distribuídos nas escolas.

    Neste ano de 2019, os livros foram adquiridos para a biblioteca da Escola do ensino fundamental de Suzanápolis, localizada na Rua Nossa Senhora Aparecida.

    “A leitura deve ser sempre incentivada, e esse incentivo é nosso compromisso enquanto governo”, descreve o Prefeito Valter Crusca Lourenço em entrevista a assessoria de Comunicação e Imprensa.

    A Secretaria de Educação e Cultura Simone de Fátima Barbosa fomenta a importância da leitura. “A leitura é fundamental no processo de aprendizagem e estes novos livros motivarão os alunos a buscarem novas histórias”, explica Simone.

    Os títulos apresentados pelas editoras foram avaliados pela comissão da Secretária de Educação e Cultura para serem entregues aos alunos da Escola Anésio Pereira de Souza.

    Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Suzanápolis 

    Texto/Fotos: Anderson Dias 

  • 09/10/2019 - Prefeitura conquista verbas para melhorias no serviço de Saneamento Básico em Suzanápolis.

        Prefeitura de Suzanápolis conquista verbas para saneamento básico.

     Visando melhoria na qualidade de vida dos moradores de Suzanápolis, o Prefeito Valter Crusca Lourenço conquistou uma nova verba para investir no saneamento básico do Município.

    O recurso é resultado de uma parceria da prefeitura com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), na ordem de R$ 547.479,58 que será destinado ao projeto de planos de perca de águas do município, que visa à substituição de hidrômetros, tem como objetivo a redução dos índices de perdas no sistema de distribuição de água tratada da cidade. Outros serviços serão executados com a verba, serão a setorização do sistema de água, além da adequação do sistema de tratamento de esgoto do Bairro São Jorge.

    “Nosso objetivo é a melhoria do saneamento básico do município, além de recuperar a nossa receita, com a redução dos índices de perdas no sistema de distribuição de água em Suzanápolis, um belíssimo trabalho será feito por meio desta conquista”. Destaca Antonio Zizas- Secretario de Infra -estrutura de Suzanápolis.

    “Trabalhamos muito para conquistar os recursos para essa grande obra que beneficiará os moradores de Suzanápolis”, afirma o Prefeito

    Ambos os projetos já foram aprovados e os processos de licitação devem ser abertos ainda este ano, assim como o início das obras devem ocorrer ao longo do próximo ano.

    A Prefeitura Municipal ressalta que a substituição do sistema de tratamento existente no Bairro São Jorge será de extrema importância, devido às constantes falhas, a prefeitura irá substituir o sistema de tratamento, por uma estação de tratamento que será muito eficaz, garantindo a modernização do tratamento de esgoto no patrimônio, segundo  o setor responsável, o projeto, está devidamente protocolado junto a CETESB, DAEE e IPHAN, a fim de garantir a legalidade da obra que será de extrema importância ao município.

     

                                  Assessoria de Comunicação e Imprensa